Programa Prospera, em parceria com Ematerce, realiza Dia de Campo sobre milho híbrido

4 de maio de 2022 - 14:22 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

Autoridades do Sistema Agropecuário do Estado do Ceará, caravanas de agricultores (as) familiares, estudantes, lideranças, comunitárias, representantes de associações e sindicatos rurais, extensionistas e interessados no assunto, participarão, na quinta-feira (5/5/2022) de um Dia de Campo sobre Milho Híbrido, no Sítio Santa Rosa III, de propriedade do produtor rural Helenildo Lucas Alencar, com início às 9 horas, no município de Iguatu-CE.

O evento é uma realização do atuante Programa Prospera-Ceará, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). São parceiros do Dia de Campo SC Téc (Estrutura Brevant), estrutura Yara, Cequip (Estrutura Massey Fergusson), Banco do Brasil e Betânia Lácteos. Os participantes terão oportunidade de conhecer uma experiência exitosa, com o emprego de alta tecnologia, testada em Unidade Demonstrativa com Milho Híbrido, em área de 1 hectare, que resultou em satisfatório aumento da produção e da produtividade da mencionada cultura. Destaque-se que essa metodologia extensionista será apresentada por técnicos da Ematerce e do Programa Prospera-Ceará.

De acordo com o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim (Foto abaixo), além do Dia de Campo de Milho Híbrido, no município de Iguatu-CE, serão realizados outros nos municípios de Porteiras-CE; Limoeiro do Norte-CE; e Ocara-CE. O dirigente da Ematerce destacou, ainda, ser uma oportunidade ímpar de os agricultores familiares e participantes tomarem conhecimento de tecnologias, a serem postas em prática, nas propriedades rurais, no tocante ao plantio do Milho Híbrido, cujas sementes foram testadas, em Unidades Demonstrativas, apresentando resultados satisfatórios, em termos do aumento da produção e da produtividade, o que proporcionará aos (às) produtores rurais, elevação em suas rendas líquidas.

Para o diretor-técnico da Ematerce, Itamar Lemos Marques (Foto abaixo), a realização dos Dias de Campos, em quatro municípios do Ceará, em parceria com o atuante Programa Prospera, enseja a expansão das áreas, com o plantio do milho híbrido, vez que foi constatado, nas Unidades Demonstrativas, ter existido aumento compensador, na produção e na produtividade, em uma área plantada de 1 hectare, após aplicadas todas as orientações técnicas, recomendadas pelos extensionistas, numa troca de saberes, com os agricultores assistidos. Afirmou, ainda, ter a certeza de que a parceria com o Programa Prospera Ceará trará ótimos resultados, em se tratando de uma importante cultura, para o setor agrícola cearense.

Metodologia do Dia de Campo

A organização é composta por grupos de 30 pessoas, revezando-se nas estações: Tenda 1 – Recepção e Inscrição; Tenda 2 – Prospera; Tenda 3 – Corteva/Brevant/Pionneer ; Tenda 4 – Yara Brasil Fertilizantes; Tenda 5 – Massey Fergusson; Tenda 6 – Ematerce; e Tenda 7 – Tour de campo guiado por Leonardo.
Ficou acertado, entre os organizadores da promoção, que o tempo mínimo na estação é de 20 minutos e o tempo máximo de 35 minutos. Acrescente-se que cada grupo terá um guia da Ematerce, para regular o tempo de permanência, em passagem, ou seja, havendo uma sincronização. Ao final do evento, será servida merenda, com produtos da Agricultura Familiar, oriundos do Programa Recaatinga e das Organizações Associativas e Cooperativas de Processamento, oportunizando vitrine de Sabores e Saberes, que assegurem os princípios de segurança alimentar e nutricional dos participantes.