Ematerce conclui treinamentos dos novos técnicos contratados

17 de maio de 2022 - 09:59

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Edilmo Gurgel - Ascom Ematerce

Técnicos contratados pela Ematerce concluem treinamentos na Fazenda Normal em Quixeramobim-CE.

Por quatro semanas consecutivas, do final de março a meado de maio de 2022, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ematerce – promoveu cursos sobre Manejo de Solo e Água e Uso de Máquinas e Implementos Agrícolas a Tração Animal, com conteúdos teóricos e práticos, para 196 novos técnicos contratados, de formações técnica e superior, que ingressaram, na Ematerce, por meio de concurso público, cuja posse ocorreu, no início de 2022, nos 71 escritórios municipais da empresa, no interior do Estado.

Aula prática sobre terraço de contenção dada pelos Engenheiros Agrônomos da Ematerce Francisco Wellington e Josualdo Justino.

Os cursos foram concluídos, em 13 de maio de 2022, e aconteceram em quatro turmas, com média de 48 participantes cada e com 32 horas/aulas, teóricas e práticas. As aulas foram ministradas pelos Engenheiros Agrônomos da Ematerce, Josualdo Justino, Francisco Wellington, Sílvia Ferreira, Antônio Gomes Júnior, Mara Alice e José Roberto Vieira. Todas as etapas dos cursos, desde a concepção, logística e realização receberam pleno apoio dos diretores executivos da Ematerce, Antônio Amorim (Presidente), Itamar Lemos (Diretor-Técnico) e Inácio Mariano (Diretor-Administrativo e Financeiro), que se fizeram presentes aos eventos.

A escolha do Centro de Treinamento da Fazenda Normal (Faznor), em Quixeramobim-CE, para a realização dos cursos, deu-se por sua localização, em pleno sertão do semiárido do Ceará, e por já existir, em seus 1.500 hectares, experiências concretas sobre conservação de solo e contenção de água e outras áreas, onde práticas de mecanização agrícola, hidroambiental e vegetativa podem ser realizadas com êxito.

As Engenheiras Agrônomas da Ematerce, Mara Alice e Silvia Ferreira, explicando sobre o uso de implementos agrícolas a tração animal.

Destaque-se que outro fator é a existência também de todos os maquinários e equipamentos necessários para a realização das práticas e as ótimas condições de alojamentos, tanto para treinandos, como para os orientadores, enfatizou o Engenheiro Agrônomo da Ematerce, Josualdo Justino.

No curso de Manejo de Solo e Água, foram tratados os seguintes assuntos: bacia hidrográfica, formação dos solos, Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), unidade de mapeamento de solos do Ceará, Tipologia só solo e unidade geoambiental, o solo agrícola – como acontece a distribuição, práticas mecânicas e hidroambientais, práticas edáficas, práticas vegetativas, mecanização agrícola, trator agrícola, máquinas e implementos agrícolas, uso de máquinas e implementos agrícolas de acordo com o tipo de solo, definição e dimensionamento de estandes de plantas, pulverizador, rendimento operacional, custos operacionais, manejo e conservação de solo e água, marcação de curvas de nível entre outros assuntos.

Os treinandos receberam informações práticas e teóricas sobre o uso adequado do trator agrícola no trato da terra.

Fizeram parte da grade do curso palestras sobre Metodologia em Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), proferidas pelo Engenheiro Agrônomo, José Roberto Vieira. As Metodologias em Ater são técnicas muito importantes que vêm facilitar a comunicação, entre técnico e agricultor, sem falar que, também, facilita a relação técnico/produtor e nos ensinamentos técnicos práticos, nas propriedades rurais, como cursos, visitas técnicas, dias de campos e outros métodos.

Auditório da Fazenda Normal usado para as aulas teóricas.

As Engenheiras Agrônomas da Ematerce Mara Alice e Sílvia Ferreira ficaram responsáveis pelas aulas teóricas e práticas sobre máquinas e implementos agrícolas e mostraram para os treinandos que o importante, para os agricultores, não é somente possuir a máquina ou o implemento, mas saber usá-los, com eficiência, e tirar deles todo o proveito.

As aulas práticas sobre o uso adequado de máquinas e implementos agrícolas no campo fezeram parte da grade pedagógica do curso.

Os 196 novos técnicos contratados pela Ematerce, após assinarem seus contratos de trabalho, apresentaram-se aos gerentes dos escritórios, onde trabalharão como extensionistas. Outros cursos técnicos serão ofertados pela Ematerce, com o objetivo de mantê-los sempre atualizados e aptos a repassarem as novidades para os agropecuaristas assistidos.