Prospera e Ematerce realizam Dia de Campo sobre milho em Limoeiro do Norte-CE

27 de maio de 2022 - 09:33

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Edilmo Gurgel - Ascom Ematerce

Presidente da Ematerce, Antônio Amorim, falando, na abertura do Dia de Campo sobre milho, em Limoeiro do Norte-CE.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce –  escritórios Regional e Local de Limoeiro do Norte-CE, em convênio com a Prospera (Yara Brasil, Massey Fergusson, Cortesa), Laticínios Betânia e apoio da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte-CE, realizaram, dia 25 de maio/22, um Dia de Campo sobre a cultura do milho híbrido transgênico das variedades Pionner 3707, 4285, 30F35 e 3238.

As quatro variedades de milho, utilizadas, foram plantadas, numa área de 1 hectare, sendo que, em cada talhão, foi usada uma tecnologia diferente de plantio como: milho plantado sem adubação, milho com adubação de fundação, milho com adubação de fundação e cobertura e plantio direto. Como resultado, a produtividade, alcançada, nos diversos talhões, foi de 80 a 100 sacos de 60 quilos, por hectare, considerada excelente e acima da média nacional.

Plantio de milho como amostra no Dia de Campo em Limoeiro do Norte-CE.

A Ematerce escolheu a Fazenda São Francisco/Bom Jesus, de propriedade do agropecuarista Moisés Maia, com 34 hectares, que tem, como principal atividade, a pecuária bovina, com um plantel de 400 animais, de ótima linhagem holandesa, produzindo, atualmente, uma média de 1.500 litros de leite/dia, com 80 animais em lactação, alcançando uma média de 18,75 litros de leite por animal/dia, considerado pelos especialistas excelente média. A mão de obra, empregada na atividade, é familiar (o proprietário, quatro filhos e duas pessoas contratadas). Todo o trabalho de ordenha é mecanizado e 90% da alimentação, para os animais,  é produzida na propriedade (milho e sorgo), ficando o restante, no uso de concentrados, afirma o agricultor Moisés Maia. Em sua fala, Moisés agradeceu à Ematerce, por ter escolhido sua propriedade, para sediar esse dia de campo.

Mesa para inscrição dos visitantes do Dia de Campo. Nos três eventos, realizados em Iguatu-CE, Porteiras-CE e Limoeiro do Norte-CE, a média de presença foi de 220 pessoas.

Na abertura do evento, o presidente da Ematerce, Antônio Amorim, evidenciou que, mesmo nas pequenas propriedades rurais, faz-se necessária a utilização de técnicas agropecuárias inovadoras e o uso da mecanização, em todas as atividades, visando ao aumento da produção e da produtividade e, consequentemente, do lucro das unidades familiares ou mistas. Para o diretor-técnico da Ematerce, Itamar Lemos, a iniciativa de integração, entre várias empresas e a Ematerce, é de grande importância para os agropecuaristas, assistidos pela Ematerce, no sentido de mostrar e divulgar novas cultivares de milho e novas tecnologias de plantio, adubação e tratos culturais.

O programa Prospera e a Ematerce realizaram três Dias de Campos de milhos, em Iguatu-CE, Porteiras-CE e Limoeiro do Norte-CE, e encerrará a programação, em Ocara – CE, no dia 2 de junho próximo. Registre-se, ainda que a média de agricultores, técnicos, estudantes, das áreas agronômicas, e autoridades presentes, nos eventos, foi de 220.