Dia Mundial do Meio Ambiente: Ematerce orienta agricultores para preservação da natureza

3 de junho de 2022 - 18:33 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

5 de junho de 2022. Dia Mundial do Meio Ambiente. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) tem muito a ver com o transcurso dessa importante data. Deseja saber o porquê? É que orienta os (as) agricultores (as) familiares, no tocante à preservação dos recursos naturais, incentivando-os, numa troca de saberes, a plantar e a colher, de forma correta, a fim de não contribuir para aumentar a erosão nos solos e evitar, assim, a desertificação.

Legenda: assessores estaduais da Ematerce, no campo, observando o desenvolvimento do cultivo correto de hortaliças e de outras lavouras.

Ressalte-se que, ao longo de sua atuação, ainda, como Ancar (Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural), desenvolve ótimas práticas agrícolas, a exemplo de, em solos íngremes, somente plantar em curvas de nível; não usar agrotóxicos em demasia; usar o sistema de plantio direto, fazer o manejo integrado de pragas (MIP), além da adubação verde, do controle biológico, do manejo racional de águas e sistemas de integração lavoura-pecuária e lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Legenda: assessores estaduais da Ematerce, especialistas em Agroecologia, vão, constantemente, às propriedades rurais assistidas, para orientar e observar o cumprimento das práticas agrícolas recomendadas.

As práticas agrícolas conservacionistas dizem respeito, ainda, à rotação de culturas, adubação orgânica e adubação verde. Acrescente-se que a Ematerce presta assistência técnica e extensão rural a seu público-alvo (agricultores e agricultoras familiares), indo da preparação do solo até os tratos culturais, para que sejam produzidos gêneros alimentícios de qualidade, sem agredir o Meio Ambiente, proporcionando o aumento da produção e da produtividade das culturas e da pecuária e, consequentemente, da renda líquida dos assistidos pela Extensão Rural em 182 municípios dos 184 existentes no Ceará.

Mais Ações Extensionistas

Legenda: com a prestação de  assistência técnica e extensão rural, ajuda-se a preservar solo e água e a colher produtos saudáveis.

De acordo com os técnicos da Ematerce, Psicóloga Fernanda Aquino, lotada no Gerência de Apoio Técnico (Geate), no Centro Gerencial, em Fortaleza-CE, e Engenheiro Agrônomo Francisco Carlos Dias, lotado no escritório local de São Benedito–CE, por meio de ações extensionistas participativas, a empresa vem desenvolvendo um trabalho de incentivo à transição Agroecológica, ministrando Seminários de Capacitação em Certificação Orgânica, nas diversas regiões do estado do Ceará, para promover a adesão dos e das agricultores e agricultoras ao Sistema de Produção Orgânica, Certificação por Controle Social, as denominadas OCS, que concedem aos produtores (as) rurais a declaração, emitida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Vantagens desse método de produção

Legenda: plantios, orientados pelos extensionistas da Ematerce, proporcionam a colheita de gêneros alimentícios de qualidade, sem falar da preservação do Meio Ambiente, não poluindo o solo e os recursos hídricos.

As vantagens resultam na melhoria da preservação ambiental da água e do solo; na redução das queimadas; na preservação das fontes de água, no uso da compostagem orgânica e no uso da cobertura morta; na redução em 100% do uso de agroquímicos no sistema produtivo; na melhoria da segurança alimentar e nutricional, pelo consumo de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, sem falar na inserção de jovens e mulheres no processo produtivo; no aumento de 30% na receita, obtida, na comercialização, com os mercados institucionais; e na realização das Feiras Orgânicas nos municípios.

Municípios contemplados

Legenda: a satisfação do agricultor e da extensionista da Ematerce, lotada em Sobral-CE, ao constatarem o resultado de um plantio de milho, de forma correta, com todas as recomendações técnicas, resultando em produtos de qualidade, além do aumento da produção e da produtividade.

Piquet Carneiro: 6 produtores rurais em 1 OCS
Caucaia: 66 produtores rurais em 4 OCS
Crato: 18 produtores rurais em 3 OCS
Baturité 22 produtores rurais em 3 0CS
Russas: 8 Produtores rurais em1 OCS
Mulungu: 17 Produtores rurais em 2 OCS
Tururu: 5 Produtores rurais em 1 OCS
Aracati: 12 Produtores rurais em 1 OCS
Paracuru: 13 Produtores rurais em 1 OCS

Opiniões

Para o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim (foto abaixo), a empresa tem uma presença marcante, no campo, contribuindo, de forma racional, para a conservação da natureza e dos recursos hídricos, na produção de alimentos saudáveis, sem prejudicar o meio ambiente e muito menos poluir as águas dos rios, riachos, córregos, açudes, poços, cacimbas, lagoas e outras fontes aquáticas, para não torná-los inviáveis ao consumo humano e animal.

Destaca, também, Amorim que, nessa significativa data, a Ematerce, por intermédio de seus dirigentes e extensionistas, reconhece que o Dia do Meio Ambiente serve como um grito, na consciência de toda a humanidade, chamando a atenção para a não destruição da Natureza e de tudo o que a ela pertencer.
Prosseguindo, diz ser uma responsabilidade de toda a humanidade e não restrita somente a quem produz alimentos, para saciar a fome humana e animal. Afirma, outrossim, ser preciso desenvolver uma consciência ambiental, de suma importância para o futuro do planeta. “Neste dia, damos os parabéns a quantos (as) trabalham pela sua preservação ambiental”, conclui o dirigente da Ematerce.

Ao se manifestar acerca do Dia Mundial do Meio Ambiente, o diretor-técnico da Ematerce, Itamar Lemos Marques (foto acima), destaca, também, a necessidade de alertar a sociedade rural e urbana, para não chegar a provocar mortes, em seres humanos e animais, afora desastres ambientais, com ações prejudiciais à Natureza. A exemplo do titular da Ematerce, Itamar Lemos parabeniza, nesta data, todas as pessoas que se preocupam e ajudam a preservar o Meio Ambiente no Universo. Seu apelo é que, unidos, todos colaborem, mediante ações benéficas, em prol de um desenvolvimento sustentável. Abaixo do seu e-mail, fez questão de registrar: “Não há saída sem Assistência Técnica e Extensão Rural na utilização de tecnologias adequadas ao semiárido cearense”. 

Criação

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Durante esta conferência, foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial, sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU (Organização das Nações Unidas) procurou ampliar a atuação política e social , voltada para os temas ambientais. Era intenção da ONU, também, transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.

Legenda: a criação de abelhas, mediante a produção de mel, orientada pelos extensionistas da Ematerce, ajuda a preservar o Meio Ambiente e a adocicar os bolsos dos apicultores, com a venda do produto e derivados, visto tratar-se de um alimento nobre e muito comercializado.

Segundo informações (pesquisadas na Internet), nesta data, ocorrem diversos eventos no mundo todo. Palestras, campanhas educativas, documentários e eventos são realizados, em vários locais, com o propósito de despertar as pessoas para esta importante questão mundial. Em muitos países, ocorrem acordos ambientais e definição de políticas, voltadas para a proteção do meio ambiente. Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.