Ematerce do Crato – CE realiza palestra sobre técnicas de apicultura no Cariri

3 de junho de 2022 - 10:25

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce do Crato -CE.

Gerente do escritório da Ematerce do Crato – CE , Antônio Porto ,repassa aos técnicos da região novidades sobre apicultura.

No dia 02 de Junho de 2022, no auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, Escritório Regional Cariri Central, no Crato – CE aconteceu  uma reunião técnica para o  capacitação em serviço, sobre o tema “Manejo Sustentável Apícola”. A palestra técnica foi conduzida pelo Gerente Local da Ematerce do Crato- CE, Engenheiro Agrônomo, Antônio Porto. Na oportunidade, foram tratados temas relevantes sobre apicultura na região do Cariri, objetivando a realização de uma assistência técnica   mais contundente na apicultura, considerando que práticas sustentáveis de manejo, necessitam de uma abordagem mais sistemática junto aos apicultores da região.

Participaram do evento, 17 técnicos da Empresa e duas estagiárias ligadas ao convênio Ematerce/IFCE-Crato, através do projeto “Mulheres no Campo”, constituindo-se em um grupo de profissionais lotados nos escritórios de Crato – CE, Farias Brito – CE, Juazeiro do Norte – CE, Jardim – Ce, Várzea Alegre – CE, Grangeiro – CE, Nova Olinda – Ce e Santana do Cariri – CE.

O Supervisor Regional da Ematerce no Crato – CE, Francisco Lossio, enaltece a iniciativa dos técnicos em realizarem essas palestras técnicas.

Foi apresentada a metodologia de trabalho efetuado pelo escritório da Ematerce do Crato – CE, através da graduanda em Zootecnia Laiane Ferreira, enfocando o controle do ácaro “varroa destructor” e também sobre comportamento higiênico de rainhas.

Após a apresentação dos resultados financeiros da atividade, ficou evidenciado que a apicultura apresenta viabilidade econômica, mesmo com os entraves observados e, ao mesmo tempo, permite que o profissional de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER leve ao apicultor assistido, informações balizadas e capazes de contribuírem para o aumento da renda das famílias atendidas.

No final, foi formado um grupo na mídia  whatsapp denominado Apicultura Regional, para compartilhar informações e trocas de saberes entre os técnicos e apicultores participantes.