Ematerce: técnicos fazem curso de avaliação em imóveis rurais

8 de junho de 2022 - 15:40 # # #

Francisco Edilmo Gomes Gurgel - Jornalista e Assessor de Comunicação. E-mail: edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – promove, no Centro de Treinamento da Fazenda Normal, em Quixeramobim-CE, no período de 6 a 9 de junho de 2022, um curso sobre Avaliação de Imóveis Rurais com Uso de Inferências Estatísticas, com a duração de 40 horas/aulas e coordenado pelo Engenheiro Agrônomo Alcy Pinheiro e como instrutor o Engenheiro Agrônomo, Ubiratan Sales.

Legenda: Engenheiro Agrônomo Ubiratan Sales, da empresa Geodata, ministra o curso para técnicos da Ematerce.

O principal objetivo do treinamento é capacitar profissionais, que atuam na atividade rural, na elaboração de laudos de avaliação de imóveis rurais, com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com especial ênfase nas NBRs- 14.653-3 e 14.653-1, que tratam, especificamente, sobre esse tema.

Legenda: capacitar técnicos é uma das iniciativas da Ematerce ao longo de cada ano.

Constam da programação do curso, comentários, sobre as normas técnicas da ABNT, evidenciando-se os seguintes temas: metodologia de avaliação de imóveis rurais; estudo e definições de variáveis; noções de estatísticas inferenciais; construções de modelos; utilização de tabelas de fundamentação; enquadramentos nos graus de precisão de fundamentação; tipos de laudos de avaliação; e outros exemplos práticos de avaliação.

 

Legenda: presidente Antonio Amorim agradeceu ao Engenheiro Agrônomo Ubiratan Sales, da Geodata, pela oportunidade de treinar os técnicos em vários assuntos de interesse da Extensão Rural do Ceará e de seu público-alvo, os agricultores familiares.

Participam do evento, cujo instrutor é o Engenheiro Agrônomo Ubiratan Sales, da empresa Geodata, 29 técnicos da Ematerce, lotados nas 18 regiões administrativas da empresa de Extensão Rural. A abertura do treinamento contou com as presenças do presidente da Ematerce, Antônio Rodrigues de Amorim, e do gerente de Apoio Técnico (Geate), Claudio Matoso.