General Sampaio (CE): Ematerce participa de evento sobre utilização de águas salobras no cultivo de palma forrageira e cunhã

10 de junho de 2022 - 10:58

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), participou, nesta quinta-feira (09), no município de General Sampaio (CE), do dia de campo que teve como objetivo mostrar aos produtores rurais, estudantes e técnicos a utilização de águas salobras em sistemas de produção de forragem no semiárido, em especial na irrigação das culturas da Palma forrageira e da Cunhã.

Cultivo de palma forrageira em consórcio com cunhã utilizando água salobra.

O evento contou com a participação de diversas instituições e profissionais que contribuíram no repasse de conhecimento aos presentes. Participaram deste evento o presidente da Ematerce, Antônio Amorim, o secretário de infraestrutura, desenvolvimento rural e meio ambiente do Município, Gerardo Menezes, O coordenador da Cadeia Produtiva Pecuária da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Márcio Peixoto entre outros. Acompanhe o discurso do presidente da Ematerce na abertura do evento:

Fala do presidente Antônio Amorim

O dia de campo foi dividido em 6 etapas (estação), onde contou com a palestra de um especialista em cada uma das estações. As etapas foram divididas da seguinte forma:

1° Etapa – Água Salobra;
2° Etapa – Cunhã;
3° Etapa – Palma Forrageira;
4° Etapa – Fontes de Água da fazenda e atividades produtivas;
5° Etapa – Irrigação suplementar com águas salobras;
6° Etapa – Milho e sorgo para produção animal.

palestra com Márcio Peixoto.

 

Para ter acesso a todas as fotos e registros deste dia de campo, clique aqui.

Além da utilização da água salobra na irrigação de palma e cunhã, os agricultores aprenderam como utilizar esta técnica de manejo para o cultivo das culturas do milho e sorgo. Abaixo deixaremos disponível através dos links as palestras ministradas neste dia.

  • Acompanhe no link abaixo a palestra sobre o cultivo da palma forrageira com o coordenador da Cadeia Produtiva Pecuária da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Márcio Peixoto

Palestra sobre palma forrageira e como cultivá-la

  • Acompanhe no link abaixo a palestra sobre a água salobra e como utilizá-la na sua plantação

Palestra sobre água salobra

  • Acompanhe no link abaixo a palestra sobre a cultura da Cunhã.

Palestra sobre cunhã.