Ematerce participa de evento técnico sobre a cultura do caju

14 de junho de 2022 - 08:43

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Foto: Egberto Targino

Legenda: O Engenheiro Agrônomo da Ematerce, Egberto Targino proferindo palestra sobre a cultura do caju, em Palhano – CE.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – participou, no início de junho, na comunidade de São José, no município de Palhano – CE-, de um importante evento técnico, no Centro Paroquial da Comunidade, com o objetivo de discutir sobre algumas práticas do sistema produtivo da cultura do caju. O palestrante foi o Engenheiro Agrônomo da Ematerce, Egberto Targino Bonfim, coordenador na área de fruticultura da Empresa que abordou os seguintes assuntos: adubação do cajueiro, traça das castanhas, broca das pontas e, oídio.

 

Após a palestra, os participantes visitaram o Assentamento Santa Maria, com uma área de 400 hectares de cajueiro e com 17 famílias assentadas, quando tiveram a oportunidade de visualizarem e discutirem os diversos métodos de controles de pragas e doenças no campo, como: antracnose, oídio, mofo preto, traça das castanhas, broca das pontas, dentre outras.

Participaram do evento, 19 técnicos de diversas entidades e também 35 cujucultores de Palhano – CE – e de municípios da região. O evento foi uma iniciativa do Prodeter -Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste e contou com o apoio da Prefeitura de Palhano -CE -, Ematerce, Sebrae, Dnocs e Fetraece.

No final das discussões, técnicas foram sugeridos aos produtores no sentido de realizarem um trabalho mais intenso de acompanhamento e monitoramento dos seus pomares, quanto ao ataque das principais pragas e doenças do momento. Também foi sugerida que seja dada mais atenção ao trabalho de amostragem de solos, onde os cajueirais estão implantados sendo possível fazer as correções dos solos e das adubações minerais, orgânicas e foliares de forma mais segura.