Itapipoca (CE): Ematerce acompanha plantio de mandioca e visita fábrica de castanhas

15 de junho de 2022 - 10:35

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação

Na oportunidade os técnicos também passaram dicas de manejo para obter melhores índices de produção e visitaram uma fábrica de processamento de castanhas

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) do município de Itapipoca (CE), através do gerente regional Pedro Silva, mostrou aos novos servidores da Ematerce que chegaram ao escritório, o cultivo da mandioca pretinha em consórcio com o cajueiro anão precoce, ambas culturas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e distribuídas, pela Ematerce, aos agricultores cearenses cadastrados no Programa de distribuição de sementes Hora de Plantar.

A mandioca desta roça foi plantada no dia 26 de abril (2022) com o espaçamento de 60 cm x70 cm e tem previsão de ser colhida no mês de Dezembro com aproximadamente 30 toneladas (só da raiz, sem contar a parte aérea que constitui a maniva, ou seja, folhas e o caule. Nas visitas dos técnicos da Ematerce César Borba, Gicilvan Moreira, Rafael Viana, Hudson Maia e Paula Correia foi observado a diferença no desenvolvimento da mandioca plantada sem adubo e a plantada com adubo de frango como mostraremos na figura abaixo.

Na imagem superior mandioca plantada com uso de adubo de frango, na parte inferior a mandioca plantada sem utilização de adubo. Ambas plantadas no mesmo dia.

Uma das principais ações que a Ematerce de Itapipoca tem movimentado no município de na região do seu alcance é mostrar para o agricultor a importância de se adotar novas práticas e tecnologias para o homem do campo, como veremos no vídeo abaixo, acompanhe no link abaixo.

Pedro Silva explica o funcionamento e vantagens de um “tratorico” no roçado de mandioca.

Para visualizar todas as fotos da visita ao cultivo de mandioca, clique aqui.

Visita à fábrica de castanha

Os novos servidores da Ematerce puderam, neste mesmo dia, acompanhar o processo de melhoramento de castanhas de Caju e outros derivados como doces, mel e cajuína artesanal na fábrica do produtor e empreendedor Dalton Fernandes Teixeira. A Ematerce esteve na fábrica, em Itapipoca (CE), onde acompanhou as diversas etapas para que a castanha chegue até o consumidor e passa a acompanhar, com a chegada dos novos servidores, os processos de manejo e melhores práticas a serem adotadas para elevarem a produção na propriedade do produtor Dalton.

Acompanhe o vídeo no link abaixo do produtor explicando sobres os tipos de caju da Embrapa e suas principais características.

Vídeo senhor Dalton.

Além dos produtos produzidos e processados na fábrica, a propriedade do senhor Dalton possui 6 mil Cajueiros anão precoce; 1 mil coqueiros; 500 pés de cajá, 50 pés de sapoti e outras frutíferas, como acerola, laranja, limão, tangerina, manga, goiaba, banana, seriguela, graviola, demonstrando o grande potencial que a propriedade possui e que pode retornar em benéficos para o município e moradores com a geração de emprego e renda. A Ematerce de Itapipoca fará um trabalho de acompanhamento nesta propriedade para potencializar o que já tem na propriedade e foi discutido parcerias e projetos pro futuro que retornaram em vários benefícios para a comunidade.

Visita dos técnicos á fábrica de processamento de castanhas.

Outros projetos seguem em andamento nesta propriedade que tem como coordenadora a sua esposa, Milene Saboia, como a instalação uma pequena horta e um Herbarium em formação, o reflorestamento de toda a propriedade com árvores nativas da região e do Estado do Ceará para fortalecer e reestruturar a atividade apícola na região e o resgate do minhocário que será composto por 3 tanques de 15 x 1 x 1.

Para visualizar todas as fotos da visita á fábrica de castanhas, clique aqui.