Assaré – CE: Ematerce colabora com o Programa Mais Pecuária Brasil

20 de outubro de 2022 - 08:47

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Ematerce e Secretaria da Agricultura de Assaré -CE

Legenda: Técnicos da Ematerce e da Secretaria Municipal de Agricultura de Assaré-CE, realizam inseminação artificial.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, escritório Assaré/CE, por intermédio do trabalho da Médica Veterinária Giovanna Quintino Rodrigues de Carvalho, acompanha e colabora com os Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, na execução do Programa Mais Pecuária Brasil, nas pequenas propriedades rurais, no distrito do Amaro, comunidades de Taboca, Catolé, Serra de Santana, São Miguel, Cachoeira e Sítio Pilar.

Segundo Antônio Gilson G Duarte, técnico do escritório da Ematerce, em Assaré -CE, as ações do programa, vinculado à Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), tem como foco o método da aplicabilidade da biotecnologia reprodutiva de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). O objetivo principal desse programa visa melhorar o padrão genético do rebanho bovino leiteiro e de corte do município

Legenda: Equipe técnica da Ematerce e da Secretaria de Agricultura de Assaré-CE, executora do programa “Mais Pecuária Brasil”.

.

Vale ressaltar que a Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF – diz respeito à biotecnologia, adotada no programa, é uma técnica que promove a sincronização da ovulação das fêmeas bovinas, após a administração de medicamentos, em dias predeterminados.

Acrescente-se que, desta forma, é possível sincronizar um lote de vacas paridas ou novilhas e inseminá-las todas, no mesmo dia, sem a necessidade de observação de cio. Essa técnica oferece uma excelente oportunidade de aumento da lucratividade, na pequena propriedade rural, porque possibilita, além da utilização do sêmen de touros europeus, o incremento genético dos bezerros, a melhoria dos índices reprodutivos, a redução do intervalo entre partos, e aumento do número de bezerros nascidos.

Com isso, é possível realizar todo o processo de inseminação rápida e organizada, melhorando o manejo das pastagens e racionalizando o uso da mão de obra e das instalações. Essa ferramenta do programa de difusão genética da agricultura familiar também utiliza uma grade multidisciplinar, que além dos sêmens e hormônios, inclui a assistência técnica, na nutrição, sanidade, manejo, levando ao criador todo o conhecimento necessário, para obter a máxima performance nas prenhezes.