Técnico da Ematerce fala sobre tecnologias de convivência com o semiárido

26 de outubro de 2022 - 10:46

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce em Juazeiro do Norte - CE

Legenda:Cartaz sobre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, convidando para palestra do técnico da Ematerce, Ramon Feitosa, sobre Convivência com o Semiárido.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce -participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, patrocinada pela Faculdade de Tecnologia Centec – Fatec/Cariri, em Juazeiro do Norte – CE, no período de 17 e 21 de outubro de 2022. O evento objetivou abordar vários temas que servirão como complemento curricular para os  estudantes matriculados nos cursos oferecidos pela Instituição.

Legenda: O Técnico da Ematerce de Juazeiro do Norte-CE, Ramon Feitosa, falando sobre a Convivência com o Semiárido.

No dia 18 de outubro, terça-feira, o técnico Ramon Costa Feitosa, da Ematerce de Juazeiro do Norte – CE proferiu uma palestra sobre o tema: Tecnologias de Convivência com o Semiárido. Onde se evidenciou o comportamento hidrológico no semiárido do Nordeste do Brasil e o planejamento agroambiental, pautado no manejo de micro bacias hidrográficas. Foram apresentadas tecnologias de manejo e conservação de solo e água: terraceamento, captação “In situ”, barragens sucessivas, pequenos açudes, barragens subterrâneas, sistema de barraginha e construção de cisternas  dos tipos enxurrada e calçadão.

As palestras contaram com as participações de discentes e  docentes, dos cursos de Tecnologia de Irrigação e Drenagem e Técnicas  Agropecuárias.