Ematerce desenvolve conjunto de ações e projetos de acerola orgânica para produtores de Aracati-CE

28 de outubro de 2022 - 08:29

Jornalista e assessor de comunicação: Bruno Andrade

A visita técnica teve como objetivo conhecer os produtores rurais e as unidades produtivas, onde serão implantados os projetos de acerola orgânica, visando a integração de diferentes agentes do sistema agroindustrial para desenvolvimento de um polo de produção de acerola orgânica na região

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, Regional Aracati, coordenada pelo Gerente Abdias Monteiro, o Banco do Nordeste – BNB e a indústria Britvic promoveram uma série de eventos objetivando o desenvolvimento de projetos de acerola orgânica no município de Aracati/CE.

Esse conjunto de ações da Ematerce e parceiros, que teve início em setembro deste ano, culminou com uma visita técnica, seguida de uma reunião, no dia 26 de outubro de 2022, para um grupo de 8 produtores da comunidade Tanque Salgado, Aracati/CE. Na ocasião participaram técnicos da Ematerce, Ewerton Almeida, Fuad Nogueira, Renan Silva e coordenadores da Britvic, o gerente geral do BNB, agência de Aracati, Marcelo Almeida, e o representante da Faec/Senar/Sinrural, Antônio Kaminsk.

Legenda: Reunião com produtores rurais e representantes da EMATERCE, BNB, SENAR e Britvic na comunidade Tanque Salgado. Aracati/CE.

Segundo o engenheiro agrônomo da Ematerce, Fuad Nogueira, essa sequência de ações, desenvolvidas pela Ematerce no município de Aracati, começou com a concepção de um projeto piloto de assistência técnica e gerencial na região, com a realização de um diagnóstico das localidades com potencial e aptidão para a produção de acerola orgânica, passando por capacitações dos produtores em mecanização agrícola, adubação orgânica, manejo integrado de pragas e administração rural. “Agora estamos na fase de elaboração dos projetos para, em seguida, executar, acompanhar e monitorar. Trata-se de uma parceria entre a Ematerce, que implantará um modelo de assistência técnica e gerencial, monitorando dados de custos de produção e indicadores de rentabilidade a fim de acompanhar a performance de cada um dos produtores em relação à média de mercado na região por meio de um sistema de inteligência de dados; a Britvic, que implementará seu programa de fomento à produção de acerola orgânica, fornecendo parte dos insumos e garantindo a compra de parte da produção, em um sistema de integração entre produtores e indústria; e o BNB como agente financiador dos projetos”, ressaltou.

O Projeto

O objetivo principal desse projeto é capacitar o produtor e conectá-lo com as indústrias na região, realizar investimentos, financiar e reduzir os custos de suas operações, e otimizar os processos de comercialização dos produtos, mitigando os riscos de produção e de preço no mercado. O primeiro projeto beneficiará o produtor rural e agente rural da Ematerce, Lisandro Freitas, da comunidade Tanque Salgado. “O projeto de acerola acompanhado pela Ematerce nos dá muita segurança, pois temos a garantia de que o que iremos implantar irá melhorar nossas condições financeiras e, ainda, com consciência ambiental, tendo em vista que um dos nossos focos principais é o meio ambiente, produzir 100% orgânico, reflorestar áreas degradadas e implantar agroflorestas em nossas áreas de reservas”, comenta Lisandro.

“Esses projetos podem ser traduzidos como implantação de uma agenda ESG na prática no sistema agroindustrial na cadeia produtiva da acerola, já que essas ações envolvem compromisso social e ambiental, e a construção de uma governança, concebida entre produtores rurais, empresa de ATER, instituições financeiras e indústrias”, comenta Fuad Nogueira. As práticas de ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) visam impactar positivamente o meio ambiente e a sociedade. Produtores e empresas conscientes conseguem atender aos clientes que estão cada vez mais mudando suas decisões e escolhendo comprar produtos de empresas que não oferecem apenas preço, mas que também estejam ajudando todo o ecossistema a se tornar mais sustentável.

Legenda: Visita técnica de representantes da Ematerce e da Embrapa à área experimental de eucalipto em Aracati/CE, conduzida pela Embrapa Agroindústria Tropical.

Como parte dessas ações desenvolvidas pela Ematerce, também foi realizada no dia 06/09/22 uma vista técnica à indústria Britvic, uma das maiores indústrias de bebidas não alcóolicas do mundo, onde foi possível conhecer o processo de fabricação de sucos e concentrados, desde a recepção dos frutos até o processamento industrial, passando também pelo uso de biomassa nas caldeiras e aproveitamento de subprodutos da fábrica para as fazendas produtoras de acerola orgânica, em um processo de economia circular. Participaram da visita, o presidente da Ematerce, Antônio Amorim, técnicos e assessores da Ematerce, e o pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Dr. João Alencar. Na mesma data, visitou-se a área experimental de eucalipto também em Aracati/CE conduzida pela Embrapa, em que o Dr. João Alencar apresentou resultados preliminares da seleção de clones com foco na produção de biomassa para energia. No estado do Ceará há uma grande demanda energética por parte das indústrias. Essas visitas e reuniões são momentos valiosos para trocarmos experiências e oportunidades entre os diferentes atores do sistema agroindustrial (produtores rurais, Ematerce, Embrapa e Indústria).