Juazeiro do Norte (CE): ATER MAIS GESTÃO realiza encontro com cooperados do Estado

11 de novembro de 2022 - 09:02

Bruno Andrade - Assessor de comunicação da Ematerce

A COOPAEFARC, que conta com mais de 400 cooperados, abastece supermercados da região do Cariri e escolas com carne bovina, hortifrúti e polpas de frutas

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) visitou, nesta quarta-feira (9) a COOPAEFARC, cooperativa dos produtores rurais de Juazeiro do Norte (CE). Esta cooperativa foi uma das 22 selecionadas em todo o Estado do Ceará e é assistida pelo programa Ater Mais Gestão.

Diretor Técnico da Ematerce, Itamar Lemos, em conversa com cooperados do Cariri (CE).

O Presidente da Cooperativa, De Assis, falou sobre a sua história e como teve êxito na Cooperativa e como o programa tem facilitado a vida dos cooperados, acompanhe:

Fala do De Assis

A Cooperativa dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Cariri (COOPAEFARC) fica na comunidade Açude dos Carneiros, distrito de Palmeirinhas, no município de Juazeiro do Norte(CE) e engloba, atualmente, mais de 400 cooperados cultivando fruticultura irrigada como: banana, manga , goiaba, abacaxi, abacate, mamão e acerola, processando-as em polpas de frutas congeladas.

Em seguida foram feitas 3 visitas a produtores, o primeiro foi uma visita ao Sítio Catolé, do produtor José Soares (Zé Mocó) que produz, juntamente com 8 famílias diversas frutas, entre elas Goiaba, manga e algumas hortaliças como Pimentão, tomate e Cheiro verde.

Fotos Sítio Catolé

Na sequência os agrônomos, técnicos e cooperados foram visitar a produtora de Banana Maria Aparecida, no Sítio Riacho Seco, em Missão Velha (CE), onde recebeu orientações de como aumentar a sua produtividade de bananas, veja:

Sítio Riacho Seco com produção de Banana Prata.

Fotos Sítio Riacho Seco

Na Quinta-feira (10/NOV) os cooperados puderam expor seus produtos ao público, onde além de ser comercializado produtos da Agricultura Familiar, foram firmados parcerias de comercialização com potenciais clientes de outros municípios.

Confira aqui as fotos da exposição dos produtos

Nova ATER – ATER MAIS GESTÃO

O Programa Ater Mais Gestão foi implantado para oferecer Ater específica para organizações da agricultura familiar (associações, cooperativas e centrais), com base em ferramentas de apoio à tomada de decisão. Visa o aprimoramento das diferentes áreas funcionais de um empreendimento: governança, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão comercial, gestão de projetos produtivos, gestão socioambiental e conformidade.

Sua metodologia é composta por atividades que vão desde a adesão das organizações, passa pelo diagnóstico, elaboração participativa do plano de gestão, prospecção de mercado, atendimentos individuais e coletivos, até a avaliação dos resultados.

Os principais objetivos são:

– Tornar os empreendimentos mais eficientes e participantes nos mercados disponíveis, especialmente o institucional;

– Qualificar a organização interna e o planejamento estratégico para o quadro social;

– Promover melhoras nos processos internos de gestão que envolvam planejamento, execução de metas, controles, monitoramento e avaliação; necessários para qualquer empreendimento.

O Coordenador do Programa, Sérgio Lima, explica como a Ematerce vem trabalhando junto aos cooperados, veja:

Fala Sérgio Lima