Ematerce da regional do Cariri central realiza módulo final do curso de Apicultura sustentável

24 de novembro de 2022 - 09:30

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de Comunicação

O Curso Modulado de Apicultura Sustentável foi ministrado pelo Gerente Local da EMATERCE CRATO, engenheiro agrônomo Antônio Porto e contou com a parceria do Escritório Regional Cariri Central, através do Gerente Regional Francisco Gondim Lóssio da Rocha

Realizado neste dia 18 de Novembro de 2022 o último módulo do Curso de Apicultura Sustentável na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão EMATERCE Regional Cariri Central. Na oportunidade foi tratado o tema Apresentação dos Resultados da Apicultura Regional, com discussão da Planilha de Custos e Receitas da Atividade elaborada pela EMATERCE Crato. Os municípios de Santana do Cariri, através do técnico Cícero Ricardo e o município de Várzea Alegre, com o técnico Pedro Bezerra, apresentaram os resultados em 04 apiários trabalhados, sendo 03 apiários em Várzea Alegre e 01 apiário em Santana do Cariri.

O tema foi debatido com bastante ênfase, abordando todas as atividades desenvolvidas pelos apicultores, sugestões de pautas para futuras visitas, destacando a importância dos resultados finais para replicação na região.
O curso teve uma agenda constituída por 05 módulos:

– Implantação de Apiário e Manejo Apícola Sustentável
– Alimentação Apícola Sustentável
– Gestão Sustentável Apícola
– Aspectos Legais da Atividade Apícola
– Resultados da Atividade Apícola com o uso da Planilha de Custos e Receitas.

Durante a apresentação dos módulos houve dinâmicas metodológicas para viabilidade do curso, objetivando a realização de uma assistência técnica   mais contundente na apicultura, considerando que práticas sustentáveis de manejo, necessitam de uma abordagem mais sistemática junto aos apicultores da região. No primeiro módulo foi apresentada a metodologia de trabalho efetuado pelo escritório da Ematerce do Crato – CE, através da graduanda em Zootecnia Laiane Ferreira, enfocando o controle do ácaro “varroa destructor” e também sobre comportamento higiênico de rainhas que enriqueceu o tema inicial.

No segundo e terceiro módulos aplicou-se a metodologia de apresentação dos resultados financeiros da atividade, evidenciando-se que a apicultura apresenta viabilidade econômica, mesmo com os entraves observados e, ao mesmo tempo, permite que o profissional de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER leve ao apicultor assistido, informações balizadas e capazes de contribuírem para o aumento da renda das famílias atendidas.

Como metodologia de replicação das informações, foi formado um grupo na mídia  Whatsapp denominado Apicultura Regional, para compartilhar informações e trocas de saberes entre os técnicos participantes. A parte prática ocorreu no Assentamento 10 de Abril, no município do Crato, elaborando-se manejos sustentáveis com ênfase no comportamento higiênico de rainhas, visualizando-se o próximo momento técnico, através de práticas de melhoramento genético de rainhas com melhor performance reprodutivo.

O quarto módulo teve a participação do profissional da ADAGRI, Ricardo Pierre, destacando a legislação apícola estadual e federal, enfatizando que não existe uma legislação específica para a Apis melífera, mas uma legislação também direcionada para a meliponicultura, importância do cadastro de apicultores e seus apiários, georreferenciamento e práticas para viabilizar os empreendimentos apícolas.

Já houve resultados comprovados, através da criação do grupo técnico: visita à unidade produtiva do apicultor Raimundo em Santana do Cariri, através da EMATERCE de Santana do Cariri, com o profissional Cícero Ricardo e a ADAGRI, através do profissional Ricardo Pierre, analisando morte de abelhas e visita in loco para tomada de decisões. Quanto ao ensaio produzido sobre o ataque do ácaro varroa destructor, os resultados encontrados se mostraram inferiores aos índices técnicos da pesquisa que orientam até 10%.

No último módulo ficou evidenciado a importância do curso e a necessidade de continuidade do grupo regional em Apicultura, para que outras ações efetivas possam ser anexadas durante os próximos passos.

Finalizaram o curso 10 técnicos da Empresa, constituindo-se em um grupo de profissionais lotados nos escritórios de Crato – CE, com Antonio Alves dos Santos, Regional Cariri: Francisco Higino Pereira Neto e Fernando Pablo Silva Oliveira, Farias Brito – CE, com José Elânio da Silva, Juazeiro do Norte – CE, com Ramon Costa Feitosa, Várzea Alegre-CE, através do técnico Pedro Alves Bezerra, Nova Olinda – CE, Santana do Cariri – CE e Altaneira-CE, através dos profissionais: Domenick Conrado Palácio, Vanda Lucrécia da Silva, Cícero Ricardo Matias de Macedo e Mateus Batista de Lima.

Fonte: Antônio Porto