Ematerce: Técnico Chico Filho, um dos homenageados, no Dia Nacional do Extensionista

7 de dezembro de 2022 - 17:33 # # #

Antonio José de Oliveira Jornalista e Assessor de Comunicação Social E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Diretoria Executiva da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e empregados foram representados pelo presidente Antonio Rodrigues de Amorim, no dia 5 de dezembro de 2022, no plenário da Câmara Federal, Brasília-DF, na prestigiada solenidade, em homenagem aos 74 anos, pelo transcurso do Dia Nacional do Extensionista Rural e do Serviço Nacional de Extensão Rural, criado no dia 6 de dezembro de 1948, em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais.

Legenda: Homenageados no Dia Nacional do Extensionista Rural na Câmara Federal. 

O evento homenageou extensionistas rurais de todo o país, com o prêmio Extensionista Destaque de 2022, cuja sessão foi requerida pelo coordenador da Frente de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), da Região Sul, deputado federal Bohn Gass (PT\RS). Dentre os homenageados, o cearense Francisco Teixeira Filho, Agente Auxiliar de Assistência Técnica e Extensão Rural, cargo correspondente ao de Técnico em Agropecuária, lotado no escritório da Ematerce, no município de Mombaça-CE.

Legenda: Chico Filho, Técnico da Ematerce, à esquerda da foto, sensibilizado e agradecido, recebe o prêmio Destaque Extensionista de 2022, entregue pelo deputado federal José Silva, ex-presidente da Emater-Minas Gerais.

A entrega do prêmio a Chico Filho deveu-se ao fato de, como extensionista rural, no Ceará, orientar agricultores familiares, concernente à criação de abelhas e dedicar-se aos estudos da Apicultura, tornando-se renomado especialista, nesse segmento da Pecuária, sendo, também apicultor, e uma referência dentro e fora do estado do Ceará.

UM DOS ORGULHOS DA EXTENSÃO RURAL CEARENSE

Para a Diretoria Executiva e empregados da Ematerce, trata-se de um profissional, dentre muitos, a engrandecer e a valorizar o quadro funcional da empresa, haja vista orientar os apicultores, assistidos, quanto à maneira correta de como criar abelhas, para que a atividade melífera obtenha maior produção e produtividade, além da renda líquida, em diversos imóveis rurais dos agricultores familiares, público-alvo da Extensão Rural do Ceará.

Vale ressaltar, ainda, sobre o profissional Chico Filho, que, além de cumprir horas de trabalho, no escritório da Ematerce, em Mombaça-CE, é muito solicitado, para ministrar palestras e cursos, em assuntos da Apicultura, por técnicos e criadores de abelhas, tanto em organizações da iniciativa pública, quanto da privada, inclusive fora do território cearense.

Legenda: presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim (à direita da foto), representou a diretoria executiva e empregados,  na homenagem, na Câmara Federal dos Deputados, quando do transcurso do Dia Nacional do Extensionista Rural, ao lado do premiado técnico ematerciano Chico Filho.

RECONHECIMENTO COLETIVO

Na Ematerce, a diretoria, os colegas extensionistas e os apicultores assistidos são unânimes em reconhecê-lo como profundo conhecedor, em assuntos da Apicultura, e sempre o consultam, quando do repasse de orientações técnicas, para explorarem, racionalmente, essa sadia e lucrativa atividade econômica.
Acrescente-se que Chico Filho, acompanha, mediante seus estudos e pesquisas, nos livros e na Internet, afora no trato diário, a evolução da criação de abelhas, insetos esses responsáveis por grande parte da alimentação humana e pela produção de variados medicamentos e cosméticos.

Legenda: Apicultores, assistidos pela Ematerce, reconhecem os conhecimentos e a dedicação do técnico Chico Filho, tanto na parte teórica, quanto na prática, pela ocasião do repasse de informações sobre o modo correto de se criar abelhas.

Em se tratando de um profissional simples, competente, ético e dedicado ao trabalho, na área da Apicultura, Chico Filho, referiu-se à premiação como importante incentivo, cada vez mais presente, em sua vida, para continuar a pôr

em prática, com a troca de saberes, entre extensionistas e apicultores, tudo o que aprende, na teoria e na prática, objetivando alcançar o desenvolvimento sustentável dessa rentável produção sadia e econômica, em Mombaça-CE, e em outros municípios do Estado. Por último, pontuou. “Estou feliz, sensibilizado e agradecido pelos inúmeros parabéns e reconhecimento e valorização de meu trabalho, destacados pela diretoria, colegas da Ematerce e agricultores familiares.

IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS

Importante, também, destacar, em matéria de Apicultura, segundo a FAO, 75% das culturas agrícolas dependem, em algum grau, de animais polinizadores e as abelhas estão dentre as mais eficientes nessa tarefa. Assegura, outrossim, a FAO, braço da ONU, que, para questões de alimentação e agricultura, das 100 principais espécies vegetais, usadas como base, 90% da comida, no planeta, as abelhas polinizam 71 delas. (Extraído da Revista Super Interessante, edição de novembro de 2022).

PERFIL

Nome – Francisco Teixeira Filho
Cargo atual – Agente Auxiliar de ATER – Corresponde ao de Técnico Agrícola
Lotado, atualmente, no escritório da Ematerce – município de Mombaça-CE
Admissão – 1º/10/1984.

Exerceu o cargo de Técnico Agrícola, quando foi admitido; depois, em fevereiro de1985, passou a exercer o cargo de Técnico Auxiliar de Desenvolvimento Agropecuário (TADA), que corresponde ao de Técnico Agrícola, e foi lotado no município de Aracati-CE (em Icapuí-CE).

O empregado foi transferido do escritório distrital de Icapuí-CE (Aracati-CE), para exercer suas atividades, no escritório de Mombaça-CE, conforme Portaria PRESI N° 014/1986 de 02/01/1986.