Ematerce apresenta e avalia os resultados do Projeto Dom Hélder I e II

14 de dezembro de 2022 - 14:29

Bruno Andrade - Assessor de comunicação da Ematerce

Ao todo foram atendidas 1.018 famílias com o valor individual de R$ 2.400,00, totalizando R$ 2.443.200,00 de repasses para o desenvolvimento da agricultura familiar do Estado

Aconteceu, nesta terça-feira (07), no Auditório da Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA), o Seminário Estadual de Avaliação do Projeto Dom Hélder I e II no Estado do Ceará.

Diretor Técnico da Ematerce, Itamar Lemos, apresentando os dados e relatório do que foi desenvolvido no ano de 2022

Participaram deste evento a Secretária do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa, o Presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Antônio Amorim, o Diretor Técnico da Ematerce, Itamar Lemos entre outras autoridades representativas de diversos órgãos como a Representante do Banco do Brasil, Ângela Andrade e o Presidente da Ceasa José Leite e o Ex presidente da Ematerce José Maria Pimenta.

O Presidente da Ematerce a a Secretária do Desenvolvimento Agrário falaram sobre este momento, confira:

Fala do Presidente da Ematerce e da Secretária da SDA.

O seminário, além de apresentar as boas práticas de ATER, incentivadas pelo Projeto Dom Hélder, onde atenderam a  80 municípios pelo Projeto Dom Hélder I e mais 5 municípios via Projeto Dom Hélder II, contou com participação dos gerentes Locais e Regionais da Ematerce que contribuíram com suas vivências e serviços de ATER prestados aos agricultores do interior do Estado do Ceará.

Mauro Nougueira – Gerente Regional de Iguatu (CE)

Abaixo uma tabela com os números da metas alcançadas pela Ematerce para o Projeto Dom Hélder, confira:

Metas previstas e alcançadas pela Ematerce na execução do Projeto Dom Hélder.

Experiências Exitosas

Abaixo mostraremos, por fotos e relatos, algumas das atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano, em todo o Estado do Ceará, através dos serviços de ATER da Ematerce, entre as atividades prestadas aos agricultores incluem-se:

> Criação de aves ;

> Criação de Caprinos ;

> Criação de Suínos ;

> Cultivo de hortaliças.

Atividade: Hortaliças (Cheiro verde) no município de Itapaje (CE), na localidade de CAMARÁ Plano Safra: 2018/2022 UFPA: Sousa Silva

Em Itapaje Na propriedade já existia uma pequena área em que se cultivava hortaliças, porém insuficiente para gerar ganhos significativos com a produção. No entanto, com a ajuda dos técnicos envolvidos e mesmo sem receber ajuda de custo (FOMENTO) a família se dispôs a incrementar a atividade para assim poder gerar renda para suprir e garantir o sustento da família, consequentemente melhorando a qualidade de vida da UFPA.

No Município de Quixeré (CE), na localidade de Barreiras. Produtores desenvolvendo a atividade de ovinocultura.

Durante todo período do desenvolvimento do Projeto Dom Helder, a UFPA teve com atividade principal, a criação de ovinocultura como a mais exitosas. Além desta, outras como; a Avicultura de Postura e Plantio de Milho e Feijão em período sequeiro. A UFPA tem acesso as Políticas Públicas como; Garantia Safra/SEAF, Hora de Plantar, Ater e Pronaf. Todas essas atividades produtivas trouxeram para a família um aumento na renda e uma melhor qualidade de vida.

Município de Ibicuitinga (CE) . Atividade Produtiva: Suinocultura

Na propriedade, já existia a produção animal de forma bem rústica. Com o decorrer da assistência técnica da Ematerce a família foi adotando e fazendo melhorias nas instalações de forma adequada as condições do beneficiário. Com o tempo, foi melhorando suas condições de produção, e nas visitas foram feitas análises sobre a produção animal que já existia na propriedade, com isso foram obtidos ótimos resultados de produção.

Município: Russas (CE). Localidade: Peixe Plano Safra: 2021/2022 UFPA: Raimundo Ednardo da Silva / Adelange de Sousa Costa

Na propriedade já existia uma pequena criação de galinhas com 100 aves em um aviário artesanal construído com a madeira da própria propriedade, sendo insuficiente para gerar uma renda que mantivesse a família. O recurso liberado pelo Projeto Dom Helder veio para fornecer condições de aumento da área de criação e a aquisição dos utensílios necessários à pequena criação. Hoje, nossa agricultora possui um aviário de alvenaria com 300 aves em produção diária, 600 frangas na fase de desenvolvimento, produzindo 8 bandejas de ovos/dia. Abatendo 30 galinhas por semana aproximadamente. Participa de Programas de Politicas publicas como PNAE, em parceria com as demais agricultoras do distrito. Conseguiram o Selo de Inspeção Municipal – SIM. Participa de feiras agroecológicas nos finais de semana. Uma parte da produção é vendida a um intermediário que recolhe os produtos na propriedade. A beneficiária é um exemplo de sucesso da aplicabilidade do processo educacional da extensão rural. Demonstra que com a transferência de conhecimentos e/ou tecnologia para as famílias é possível melhorar a renda e a qualidade de vida, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda.

Projeto Dom Hélder

A área de abrangência do Projeto Dom Hélder inclui 1.772 municípios de 11 estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os municípios integram a área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

No Estado do Ceará 85 municípios foram contemplados, sendo 80 municípios pelo Dom Hélder I e 5 municípios pelo Projeto Dom Hélder II.