Juazeiro do Norte- CE: Ematerce realiza Dia de Campo sobre práticas agroecologicas

15 de dezembro de 2022 - 10:09

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Juazeiro do Norte-CE

Legenda: Equipe técnica da Ematerce responsável pela realização do dia de campo.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará-  Ematerce,  com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura – Seagri e a Cooperativa Agrícola de Juazeiro do Norte – CE – Coafac, realizaram, no dia 13 de dezembro, um Dia de Campo sobre práticas agroecológicas. O evento realizou-se na localidade de Cachoeira, no distrito de Marrocos e contou com centenas de produtores da região, técnicos e autoridades.

Legenda: Participaram do dia de campo sobre agroecologia, o prefeito de Juazeiro do Norte-CE, Gladson Bezerra, Gerente da Ematerce, Sérgio Linhares e o presidente da Ematerce, Antônio Amorim.

Além dos produtores da região e de outros municípios, participaram também alguns representantes de órgãos públicos e privados, dentre os quais: Presidente da Ematerce, Antônio Amorim, Diretor Técnico da Ematerce, Itamar Lemos, Prefeito de Juazeiro do Norte – CE, Gledson Lima Bezerra, gerente do escritório da Ematerce, Sérgio Linhares, informa o extensionista, Ramon Costa.

Legenda: ouvindo as explicações dos técnicos da Ematerce sobre agroecologia, o diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos.

Na ocasião, foram apresentadas aos participantes sete práticas agroecológicas: calagem, adubação verde, compostagem, biofertilizante, armadilha para captura de mosca das frutas, uso da calda bordalesa e  fabrico e uso de defensivos naturais. Essas tecnologias vêm sendo difundidas pela Ematerce, junto aos produtores rurais assistidos. Tais práticas visam a produção de alimentos de forma sustentável e ecológica.

O trabalho da Ematerce, objetiva substituir o uso de agrotóxicos por práticas de manejo agroecológicos, desde a adubação e fertilidade do solo ao controle de pragas e doenças. Beneficiando, assim, diretamente aos  produtores e aos consumidores, com a produção de alimentos mais saudáveis, para as famílias rurais e urbanas. Assim, beneficiando o meio ambiente, com a não contaminação do lençol freático da região, já que a população do município de Juazeiro do Norte -CE é abastecida por poços profundos.