Quixeramobim: Ematerce realiza capacitação em apicultura para servidores

26 de dezembro de 2022 - 09:38

Bruno Andrade- Jornalista e Assessor de comunicação

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) realizou, nos dias 19 a 23 de dezembro, na Fazenda Normal (Quixeramobim – CE), a capacitação da IV turma de técnicos e veterinários da Ematerce em apicultura.

Na ocasião estiveram presentes o Presidente da Ematerce, Antônio Amorim, a gerente da FAZNOR, Evanira Fraga e o Extensionista que ministrou o curso, Chico Filho.

Manejo de colmeia para aplicação de ácido que combate á Varroa.

No curso os profissionais aprenderam todo o manejo adequado para o bem estar das abelhas, que implicará diretamente na produtividade dos enxames. Além das boas práticas nos apiários, foi repassado aos técnicos, ao longo do curso, como extrair e produzir diversos materiais que advém das abelhas como mel, cera e própolis.

O presidente da Ematerce, Antônio Amorim, discursou para os técnicos sobre este momento, acompanhe:
Fala do Presidente da Ematerce

Participaram deste treinamento os técnicos dos regionais de Baixo Jaguaribe, Maciço de Baturité, Cariri, Zona Norte, Litoral Leste, Meio Norte, Sertões de Canindé, Sertões de Crateús, Centro Sul, Quixeramobim e Fazenda Normal (FAZNOR), a IV e última turma contou com a participação de 32 técnicos, onde foi feito o manejo em 26 colmeias em 3 apiários instalados na FAZNOR. Com isto chega ao fim o treinamento de 105 extensionistas, distribuídos entre técnicos, engenheiros agrônomos, veterinários e outros que foram orientados pelo extensionista e apicultor Chico Filho.

Apicultores no apiário

Para visualizar mais fotos desta capacitação, clique aqui.

Sorteio

Ao final do curso foi promovido pela Ematerce um sorteio com todos os participantes da IV Turma e como premiação recebia uma 2 caixas de colmeia com as telas para serem produzidas o mel e os suportes para deixar a caixa em cima, uma forma de estimular a criação de abelhas.

Da esquerda para a direita: Evanira Fraga (Nira), Antônio Amorim, Manasses Rocha (Ganhador 1), Chico Filho e Joscile Pinheiro (Ganhadora 2).