Ematerce e IBGE realizam reunião sobre atualização de links do censo agropecuário

19 de janeiro de 2023 - 15:38 # # #

Valéria Barbosa - Jornalista e Assessora de Comunicação. E-mail: valeria.ferreira @ematerce.ce.gov.br Fone: 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) reuniu, na quarta-feira, 18/23, no Centro Gerencial, em Fortaleza-CE, técnicos das Gerências de Programas e Projetos (Gepro) e de Apoio Técnico (Geate) e o supervisor de disseminação das pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do Ceará (IBGE).

Legenda: Inácio Mariano da Costa, respondendo pela presidência da Ematerce (centro da foto), dá as boas-vindas ao supervisor do IBGE, Hélder Rocha (à esquerda da foto), e agradece-lhe, pelo aceite do convite, feito pelo assessor da Gepro, Engº Agrº Francisco Bérgson Fernandes. Na foto à direita, Engº Agrº Antonio Tarciso Pinto, gerente estadual da Gepro/Ematerce.

O objetivo do encontro foi a apresentação da página do site do IBGE, que traz, para o pesquisador, links mais fáceis e rápidos, quando da busca de dados, no tocante aos segmentos socioeconômicos, agropecuários e industriais, que fazem parte do desenvolvimento de atividades da instituição. A abertura foi realizada, com as boas-vindas do diretor administrativo-financeiro, Inácio Mariano da Costa, comentando sobre a importância do momento e do tema.

Na ocasião, o supervisor do IBGE, Hélder Rocha, explicou as três oportunidades de o internauta obter os elementos de uma área, – o sistema Sidra – de recuperação automática, que mostra, no formato de tabelas, todos os aspectos da pesquisa, com as variáveis pré-formatadas mais abrangente; o Sistema Cidades que informa, por meio de uma unidade municipal, todo o arcabouço de referências, com especificações e detalhamentos, e uma terceira forma, com Links Específicos, que vão, desde a realização de uma determinada pesquisa, sua série de testes, como vai a campo,  até livros, com o seu conteúdo, dentre outros.

Legenda: Bérgson Fernandes, assessor do Gepro/Ematerce ressalta a importância da reunião, pois traz boas orientações, para o trabalho dos técnicos da empresa.

Com o propósito de disseminar os resultados de censos, para o mundo dos pesquisadores, nos mais diversificados mercados, e, no caso específico da Ematerce, de alinhar, com os técnicos, os modos de obtenção, para os planos de trabalho, os produtos, como leite, castanha de caju, pecuária bovina, forrageiras, maquinários (tratores), irrigação, fertilizantes, mostrados nas diferentes buscas. Segundo Hélder Rocha, o Cidades foi o que mais especificidades trouxe para o desejo da equipe da Ematerce.

De acordo com o assessor da Gepro, Bérgson Fernandes, ” Trazer esse instante de muitas e boas orientações, para o nosso trabalho, significa que estaremos mais municiados, não apenas para o repasse de informações, para o pessoal de campo, como também de apresentá-los novas formas de conhecimento, para fazerem suas atividades mais abalizadas. Estamos sempre em contato como a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e o IBGE.

Por último acrescentou Bérgson: “Gerenciar, com boas informações, resulta em excelentes trabalhos, montando um diagnóstico de cada município, como um todo, desde a matéria-prima até a indústria. Com isto, avaliamos o impacto das políticas públicas, no tempo e no espaço, e planejamos ações, correções e/ou inovações, a fim de melhorar o desenvolvimento do setor agropecuário no município e, por decorrência, no estado do Ceará. ”