Ematerce participa da entrega de tratores para comunidades rurais

9 de fevereiro de 2023 - 13:37

jornalista Valéria Barbosa - Ascom - Ematerce valeria.ferreira@ematerce.ce.gov.br Fotos: Jornalista Bruno Andrade - Ascom - Ematerce

Participantes da solenidade de entrega dos 50 tratores agrícolas para comunidades rurais

Cinquenta tratores foram entregues pelo governador Elmano de Freitas, hoje, quinta-feira, (9), às 10h, em solenidade na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em Fortaleza, como parte do Programa Político de Incremento e de Modernização da Atividade Agrícola do Ceará. Outros 78 equipamentos foram repassados aos municípios, em duas ações, já ocorridas em 2022. Lançado em março do ano passado, os investimentos são da ordem de 400 milhões destinados à agricultura.

Estiveram presentes ao evento o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz; o presidente interino da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce), Inácio Costa; respondendo pela diretoria técnica da Ematerce, Itamar Lemos; o deputado Fernando Santana, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará; o presidente da Associação dos Prefeitos do estado do Ceará, Junior Castro; deputados estaduais; prefeitos municipais; secretários municipais de agricultura, pescadores, presidentes de organizações não governamentais, dentre outros.

Mostra dos tratores entregues na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

O secretário da SDA, Moisés Braz comentou sobre o maior uso de maquinários, como parte da política e logística para o desenvolvimento da lavoura, assim como para promover a diferença da vida do homem e da mulher no campo, com dignidade, trabalho e renda. Acrescentou que, em breve junto com o Secretário de Pesca, irão repassar para comunidades pesqueiras, canoas e kits de pesca e para os pequenos produtores rurais os  tanques de leite para o seu armazenamento e melhor conservação.

O governador do estado, Elmano de Freitas, ressaltou a necessidade de produzir alimentos mais saudáveis para o povo. Para tanto, precisamos pensar nas cadeias produtivas e em pesquisas, que atinjam a transação de modelos sadios. Anunciou a alternativa do uso no campo, da energia verde, bem como a parceria com grandes empresas multinacionais, para esta produção. Na ocasião, foi informado que, na próxima data de São José, serão entregues mais cinquenta tratores.

Cento e oitenta e dois municípios, exceto Fortaleza e Eusébio, que não dispõem de área agrícola, integram o elenco dos beneficiados, de acordo com a Lei Nº 17.609, de 6 de agosto de 2021, que dispõe sobre a ampliação das áreas cultivadas no Ceará, por meio de insumos tecnológicos, que tornem as etapas do processo agrícola mais rápidas e econômicas, com consequente aumento da produtividade.

Explica a engenheira agrônoma, Sílvia Ferreira da Silva, da Ematerce, “hoje com a redução de mão de obra no campo e o curto período entre o preparo do solo e o plantio, e com os pequenos intervalos de invernos, as máquinas têm um papel importante no auxílio dos trabalhos no segmento agropecuário, inclusive para as pastagens.”

Diz ainda, que em relação ao preparo de solo, um trabalho bem executado por estes equipamentos minimizam a degradação dos mesmos,  e viabilizam um rápido plantio. Este uso, também melhora o stand de plantas, o que torna a área plantada com mais produtividade e com um acréscimo econômico no sistema, para o produtor. Existe a possibilidade de se trabalhar áreas maiores em menos tempo, com o auxílio das máquinas.

E conclui: “um ponto importante na questão do plantio mecanizado é a perspectiva de uma colheita, também mecanizada. Isto facilita e abrevia a ida da produção para o mercado consumidor, diminuindo o risco de perda da colheita.”