Ematerce treina técnicos e produtores sobre o controle natural de insetos invasores

6 de março de 2023 - 10:12

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: escritório local da Ematerce do Crato - CE

Legenda: O gerente do escritório da Ematerce do Crato-CE falando na abertura do curso sobre agro-ecologia

A Ematerce, escritório do município do Crato-CE, realizou no dia 02 de Março de 2023, na Escola Nazarena Gonçalves, no Sítio Bebida Nova, um treinamento sobre o Controle Natural de Insetos Invasores em Sistemas Agroecológicos, para 28, agricultores e agricultoras que participam da Feira de Produtos da Agricultura Familiar – FEPAF e também, para profissionais de assistência técnica e extensão rural – ATER, enfocando a consecução de metas alcançáveis quanto aos princípios e práticas agricolas de produção sustentável.

Legenda: Aula de campo sobre combate às pragas usando produtos naturais.

Durante o evento foi apresentado um vídeo, produzido pela Ematerce do Crato – CE, citando algumas receitas e práticas de produção agroecológicas. Foi abordado, também, o tema Segurança Alimentar e Nutricional, pela Extensionista Social, Maria José Ferreira Amorim dos Santos, objetivando o melhor aproveitamento dos alimentos, qualidade nutricional e conservação.

O Gerente Local da Ematerce, Antônio Porto falou sobre os princípios e condutas de produção sustentável, citando algumas soluções normas, de baixo custo e com materiais disponíveis na própria comunidade. Houve a apresentação de práticas agroecológicas realizadas pelos técnicos da Ematerce,Valnê Ribeiro (engenheiro agrônomo), Antônio Alves de Souza (técnico em agropecuária), Fernando Pablo (Assessor Regional Cariri Central) e, pelo técnico em agropecuária, Raimundo Nonato, que fez a filmagem e documentação do evento (a edição das imagens foi feita pela zootecnista, Laiane Ferreira).

Também participaram do conteúdo do evento, os técnicos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Francisco Hugo e Júnior Borges, que apresentaram algumas ações do município em busca da sustentabilidade agrícola. As presenças do Assessor Regional em Agricultura, engenheiro agrônomo Hernane Rocha, que fez suas considerações balizadas no trabalho já realizado na região, enfatizando a importância da replicação para outros municípios onde já existem feiras agroecológicas como também, a importância do tema para os profissionais envolvidos neste segmento. Os estagiários do Instituto Federal do Ceará –IFCE Campus Crato- CE: José Gustavo, Manuela Machado, Nalanda Cordeiro e Maria Eduarda, completaram as presenças.