Ematerce de Milagres e ADEL capacitam produtores e técnicos sobre criação de aves caipira

9 de março de 2023 - 16:29 # # # #

Jornalista Valéria Barbosa Ascom - Ematerce Fotos: Escritório da Ematerce de Milagres Zootecnista Davyd Herik Souza

 

O Escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) do município de Milagres e a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL), organização não governamental, realizaram o Curso Criação de Aves Caipiras, na comunidade Roncadeira, em Milagres, a 503 km de Fortaleza, nessa quarta-feira (08.03.2023). O encontro aconteceu nos períodos da manhã e tarde, com início às 08h, no sítio da produtora rural, Maria Raimunda da Conceição, mais conhecida como D. Juvência.

Vinte e um trabalhadores e trabalhadoras rurais, além de técnicos da Ematerce dos municípios de Milagres e Brejo Santo, participaram da capacitação que ocorrerá em três módulos, com continuidade nas próximas quartas-feiras, dias 15 e 22. No primeiro dia foram abordados os seguintes itens: Sistemas de Produção Alternativa; Vantagens da Avicultura Alternativa; Objetivos da Criação de Aves Caipiras e a Escolha de Raças e Linhagens Utilizadas na Criação de Aves Caipiras.

Segundo o zootecnista, Davyd Herik Souza, assessor regional do Escritório Centro Sul, com sede em Iguatu, “os produtores que são assistidos através da agricultura familiar, comentaram a felicidade de estarem envolvidos nas fases desta programação, que promoverá progresso na formação do manejo das aves e assim abrir horizontes para uma maior produção e melhoria da renda dos núcleos domésticos rurais.” Disse ainda a respeito dos questionamentos sobre alimentação, sanidade e comercialização, que serão discutidos nas novas etapas.