Crato (ce): Ematerce realiza palestra técnica sobre circuitos curtos de comercialização

16 de março de 2023 - 11:15

Bruno Andrade - Assessor de comunicação.

PALESTRA TÉCNICA SOBRE CIRCUITOS CURTOS DE COMERCIALIZAÇÃO: Uma Abordagem sobre a Feira de Produtos da Agricultura Familiar – FEPAF Crato

Realizado neste dia 15 de Março de 2023 na Sede da Associação do Sítio Engenho da Serra, município do Crato (CE) uma Palestra Técnica sobre Circuitos Curtos de Comercialização: Uma Abordagem sobre a Feira de Produtos da Agricultura Familiar- FEPAF Crato para técnicos, agricultores e agricultoras da comunidade.

Agrônomo Porto ministrando palestra.

O Gerente Local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará ( Ematerce) do Crato, Engenheiro Agrônomo Antônio Porto, enfatizou o tema na perspectiva do consumidor ter informações que lhe permitam saber onde o alimento foi produzido, por quem e de que forma se deu essa produção, ao contrário do que acontece no sistema agroalimentar predominante. Nessa relação os Circuitos Curtos de Comercialização têm a capacidade de gerar um vínculo entre produto e o local onde foi produzido, possibilita relações entre produtor e consumidor a partir da origem do alimento, permite o desenvolvimento de novas relações, considerando a qualidade e o preço justo e amplia as relações entre consumidor e produtor. Os chamados Circuitos Curtos de Comercialização vão muito mais além que a formação de feiras de agricultores, passam também por toda uma cadeia de valores, incluindo o empoderamento das pessoas e pertencimento local, atuando também de forma online, através dos diversos canais de apresentação.

Na sequência da apresentação foi dinamizado o histórico da Feira de Produtos da Agricultura Familiar – FEPAF Crato, destacando os seus 07 anos de atividades, numa parceria com a EMATERCE Crato e agricultores e agricultoras de base familiar, numa perspectiva agroecológica de produção. Hoje desenvolvem suas atividades junto a FEPAF Crato, 25 expositores-feirantes, numa dinâmica de produção sustentável, assistidos pela EMATERCE, citando-se como principais conquistas: reconhecimento em nível estadual como atividade destaque em experiências modelo no Estado do Ceará em 2016, participação em capítulo de livro catalogado pela ONG CAATINGA: ¨ Práticas de Ater Remota no contexto da pandemia do Covid 19: Potencialidades, desafios e recomendações.2021.p.29¨, com destaque para o trabalho online no período da pandemia do COVID-19, participação em mídias televisivas e escritas, recepção da certificação do selo Organismos de Controle Social –OCS, com treinameno realizado pela assessoria estadual composta pelos profissionais: Zilval Fonteles, Sidônio e Fernanda Aquino no ano de 2019 e projeções futuras sendo viabilizadas.

Participantes da palestra.

O tema proposto foi apresentado atendendo a parceria empreendida pela EMATERCE Crato e Instituto Federal de Educação –IFCE Campus Crato, através do convênio intitulado Projeto Mulheres no Campo, acompanhado na comunidade pela jovem profissional Ana Maria.Contamos com a participação dos estagiários do Instituto Federal do Ceará –IFCE Campus Crato: José Gustavo, Manuela Machado, Nalanda Cordeiro e Maria Eduarda, vinculados em estágio no escritório Crato, perfazendo um total de 26 participantes. além da participação do Gerente Regional Cariri Central: zootecnista Francisco Lóssio, do Assessor Regional em Agricultura, engenheiro agrônomo Hernane Rocha, do Assessor Regional em Crédito Rural, Engenheiro de Pesca Fernando Pablo. O Gerente Regional falou da importância das parcerias, enfatizando o lançamento de curso online para formação de mulheres rurais.

Como encaminhamentos houve a proposta de formação de uma feira de produtos da agricultura familiar e artesanato, produzidos na comunidade, ideia balizada pelas lideranças da comunidade e apoiada pela empresa. Articulou-se para uma reunião futura para a tomada de decisões quanto ao fato.
Fonte: Antonio Porto, Gerente Local EMATERCE CRATO em exercício.