Ematerce participa de evento sobre Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

29 de março de 2023 - 15:55 # # # #

Jornalista Valéria Barbosa Ascom – Ematerce Fotos; Valéria Barbosa

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – representada pelo seu presidente, Inácio Mariano da Costa, esteve presente nas aberturas do Seminário Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA ), Modalidade Compra com Doação Simultânea e da Oficina Nacional de Trabalho do PAA-Leite, sediada em Fortaleza. Os eventos são promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará. O primeiro, hoje, 29 de março de 2023, na sede da SDA e o segundo até sexta-feira , no Acrópole Centro de Treinamento, em Maranguape, distante 36,2Km da capital. A palavra ofcial da mesa de autoridades foi do Secretário Executivo do Deesenvolvimento Agrário, Marcos Jacinto.

Conforme a apresentação da SDA, o PAA tem os objetivos de fortalecer a agricultura familiar, gerando emprego, renda, desenvolvendo a economia local e de promover o acesso aos alimentos, contribuindo assim, para reduzir a insegurança alimentar nutricional. Participam 127 municípios cerenses, numa acertada mostragem de todas as regiões.

Na oportunidade, foram informadas algumas novidades que acontecerão. Dentre elas está o alimento no valor individual, que pode ser comercializado pelas agricultoras e pelos agricultores familiares de R$12 mil para R$15 mil, nas modalidades doação simultânea, formação de estoques e compra direta. O agricultor pode acessá-las, paralelamente, de maneira individual ou por meio de organizações associativas das quais façam parte do quadro societário.

Via medida provisória, o novo formato terá como prioridade o fomento da produção familiar de povos indígenas, comunidades quilombolas e tradicionais assentamentos da reforma agrária, negros, mulheres e juventude rural.

Já nos três dias da Oficina, nove estados nordestinos, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, contando também com Minas Gerais, por meio dos seus delegados implementarão troca de informações, de propostas, de termos de adesão e elaboração de planos. Nesta semana, o intuito é debater sobre os desafios do Programa para 2023, bem como avaliar o desempenho das edições anteriores e analisar os convênios do leite executados de 2013 a 2021.