Ematerce realiza intercâmbio agrícola na região do Cariri (CE)

31 de março de 2023 - 10:31

Bruno Andrade - Assessor de comunicação

Realizado neste dia 30 de Março de 2023 na comunidade Bebida Nova, município do Crato (CE), intercâmbio técnico entre agricultores do município de Altaneira (CE), profissionais de Ater e da Secretaria de Agricultura para observarem in loco o sistema produtivo dos agricultores e agricultoras da Feira de Produtos da Agricultura Familiar–FEPAF Crato. Na oportunidade o gerente da EMATERCE Crato, engenheiro agrônomo Antônio Porto, contextualizou o histórico da feira, enfatizando os aspectos agroecológicos de produção, dimensões da Agroecologia e abriu espaço para apresentação dos participantes. O agricultor Ronaldo Góis fez uma explanação do seu sistema produtivo, destacando o processo agroecológico, como também do processo para adequação da propriedade ao turismo rural. Foram mostradas todas as atividades desenvolvidas na propriedade, com a troca de saberes dos participantes e profissionais envolvidos.

O grupo que veio do município de Altaneira contou com as presenças da Secretária de Agricultura Leila Magnólia, do Agente de Ater da EMATERCE de Altaneira, Henrique Paulo da Silva, do técnico em Agropecuária Joaquim Rodrigues da Silva Neto, além de uma comitiva constituída por agricultores e agricultoras do município. Houve a participação dos profissionais da EMATERCE Crato: Maria José Ferreira Amorim, Extensionista Social, Valnê Luna Ribeiro, Engenheiro Agrônomo, Antônio Porto, Gerente Local, e dos assessores do Regional Cariri Central, Dalva Melo e Fernando Pablo. Na oportunidade as extensionistas sociais Maria José e Dalva Melo enfatizaram a importância da segurança alimentar e nutricional dentro do processo de produção e chegada às feiras. O engenheiro Agrônomo Valnê Luna enfatizou a importância das práticas agropecuárias, notadamente a cobertura vegetal e a compostagem.

Na segunda visita houve a troca de experiência entre os agricultores dos dois municípios, como também o histórico da implantação da horta dos jovens Ermesson e Erbesson, novos integrantes da FEPAF Crato. Neste sentido, foi enfatizada a questão da sucessão familiar, pelo Gerente Local da EMATERCE Crato, como também a importância da inclusão dos jovens no processo produtivo. Como encaminhamentos finais ficou acertada uma nova visita dos participantes do município de Altaneira, com convite oficial para a participação do aniversário do sétimo ano de fundação da FEPAF Crato, dia 15 de Abril, na Quadra Bicentenário em Crato. Conforme relatos dos participantes o intercâmbio foi coroado de êxito, com o objetivo sendo plenamente atendido.

Para ter acesso a mais fotos deste dia, clique aqui.

Fonte: Antônio Porto, Gerente Local da Ematerce do Crato