Sobral (CE): Ematerce fortalece atividade apícola na Região Norte

14 de abril de 2023 - 15:37

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação

A Ematerce Região Norte, por iniciativa do gerente regional César Neto, realizou, nos dias 11-13 de abril, dias de campo nos municípios de Sobral (CE), Alcântaras e Massapê com participação de técnicos e apicultores de Pacujá, Coreaú, Forquilha e Meruoca onde contou com a presença e participação de técnicos, apicultores e da Federação da Apicultura no Ceará, representado pelo presidente Irineu Machado.

O evento foi realizado no Assentamento Flores, no município de Sobral, com as participações do técnico em agropecuária Francisco Teixeira Filho (Chico Filho), do município de Mombaça, profissional de vasta experiência na área da apicultura; da médica veterinária Iara Oliveira e do engenheiro agrônomo Ítalo Trindade, ambos do escritório Regional de Sobral.

Em outro momento os apicultores participaram de palestras que foram ministradas pela técnica em agroindústria, Josymara Lira, do escritório de Sobral. Também participou o coordenador de Desenvolvimento Agrário da STDE (Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico) do município de Sobral, Beto Machado, além de outros técnicos e vários apicultores da região.

No dia 12 de Abril o evento também aconteceu em Alcantaras que contou com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Silvia Ferreira.

Foto retirada em Alcantaras com a secretaria

No dia 13 Abril, finalizando a sequência de eventos, aconteceu no município de Massapê com a presença do secretário de Agricultura do município de Massapê, César Vasconcelos .

Ao todo mais de 30 apicultores da região receberam informações que serviram para fortalecer a atividade na região, além de compreender as melhores formas e equipamentos corretos para a realização do manejo nos apiários, o que implica no aumento da produtividade e consequentemente no melhoramento nos números da rentabilidade desta atividade.