Ematerce atende a 35 projetos de irrigação do PIMP em Morada Nova – CE

17 de abril de 2023 - 10:10

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Nizomar Falcão

Legenda: Preparo do solo para implantação de cultura irrigada.

A Ematerce, escritório local de Morada Nova – CE, instalou cerca de 35 projetos de Irrigações, através do Programa de Irrigação na Minha Propriedade – PIM, beneficiando igual número de pequenas propriedades rurais, pertencentes a agricultores familiares. Cada unidade de produção agrícola familiar recebe equipamentos de irrigação suficientes para irrigar um hectare de terra com plantio de pasto para alimentar o plantel de ovinos, caprinos e bovinos e também, frutas e hortaliças diversas. Toda a produção é destinada ao mercado consumidor da região.

Legenda: Culturas agrícolas irrigadas.

Cada produtor familiar é beneficiado com um hectare irrigado, na modalidade gotejamento, cujo custo do projeto é pago com 50% de rebate, no prazo de 5 anos, com 2 anos de carência, ficando responsável também por manter em condições de funcionamento os equipamentos financiados. A fonte para captação de água para a irrigação é de total responsabilidade do beneficiado, afirma o Engenheiro Agrônomo da Ematerce e coordenador estadual do PIMP, Nizomar Falcão.

Atualmente, a Ematerce acompanha com assistência técnica e extensão rural a 548 projetos PIMPs, em todas as regiões do Ceará, que se acham em pleno funcionamento e produção. Em março, o Secretário do Desenvolvimento Agrário – SDA – Moisés Braz, manteve contato com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira com o objeto de pleitear mais recursos para ampliação do PIMP no Ceará.