NOTA: Ematerce informa sobre instabilidade na emissão do CAF

20 de abril de 2023 - 16:28

Bruno Andrade - Assessor de comunicação

A Ematerce informa que devido à instabilidade no sistema nacional de emissão de CAF, segue com dificuldades para emissão deste documento em todo o Estado. Atualmente a Ematerce conta com um quadro de 426 emissores de CAF que é composto por servidores da Empresa.

Devido ao grande volume de acesso e de dados enviados para o portal do governo, que é em nível nacional, o site apresenta instabilidades ao longo do dia e consequentemente atrasa o processo de emissão do CAF. O sistema CAF quando comparado ao seu antecessor, a DAP, se mostra mais burocrático devido à exigência de documentos que são requeridos por parte do agricultor e apesar da morosidade do sistema, traz mais segurança, tendo em vista que este método cruza os dados dos documentos apresentados pelo agricultor com diversos órgãos do governo e instituições bancárias.

É válido lembrar que este sistema já vinha apresentando problemas desde o governo anterior, sendo prorrogado por várias vezes a sua implantação. O serviço da Ematerce depende da funcionalidade deste sistema e não possuímos controle sobre este, devemos, portanto, aguardar que o portal normalize suas operações para que possamos atender aos agricultores.

Apesar das dificuldades dos técnicos para acessar o sistema Caf WEB ou mesmo finalizar o cadastro do produtor, somente neste ano de 2023 foram cadastrados, de janeiro ao dia 17 de abril deste ano, 11.837 mil unidades de produção agrária que resultaram em 12.458 mil inscrições no Caf-Pronaf, que é o documento que habilita o produtor rural a participar das políticas públicas do Governo tais como o Programa Garantia Safra; Hora de Plantar; Crédito Rural Pronaf etc.