Ematerce incentiva criação de galinha caipira em pequenas propriedades rurais familiares

25 de abril de 2023 - 15:52

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Ascom Ematerce

Legenda:O produtor familiar Daniel do Carmo orientado pelo técnico da Ematerce Zilval Fonteles

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – em parceria com as prefeituras de 15 municípios, por intermédio das Secretarias Municipais de Agriculturas, implantou 18 aviários, para criação de galinhas caipiras, poedeiras, atendendo a igual número de pequenos agricultores familiares.

Destaque-se que os criatórios, com média de 100 animais, são implantados, com recursos financiados pelo Fedaf (Fundo de Desenvolvimento da Agricultura Familiar), que serão aplicados na aquisição das matrizes, da ração e da construção de um aviário, medindo 18 metros quadrados (m²), com bebedouros.

Cursos

A Ematerce e três secretarias municipais de agriculturas, no período de janeiro a abril de 2023, realizaram três cursos, sobre criação de galinha caipira, para 57 treinandos. Os eventos constam de 16 horas/aulas e objetivam orientar os agricultores familiares a escolherem a finalidade da criação (postura ou corte), localização e tamanho das construções do aviário, manejos sanitário e alimentar, além da comercialização dos produtos obtidos.

Legenda:Produtor recebendo orientações técnicas sobre as instalações do aviário.

No município de Jaguaruana-CE, a Ematerce e a Secretaria Municipal de Agricultura implantaram e, estando em pleno funcionamento, duas unidades avícolas, na comunidade Ramalho, nas propriedades dos agricultores familiares, Daniel do Carmo e José Edilson Nunes. Ambos foram contemplados com infraestruturas e 100 aves da raça Navogem Drown, poedeiras, que começarão a produzir daqui a mais dois meses, informa o engenheiro agrônomo da Ematerce, Zilval Fonteles. O curso, cada um para 20 avicultores, foi realizado, na comunidade de Ramalho, e contou as presenças do prefeito Elias do Sargento e do secretário de agricultura do município, José Paulo Rebouças.

Atividade diferenciada

Conforme informação do técnico da Ematerce, Zilval Fonteles, a atividade avícola caipira, em pequenas propriedades rurais familiares, é diferenciada, visto promover a geração de emprego e renda, principalmente, visando aos jovens e às mulheres rurais, afora uma fonte de renda, sendo, também, uma atividade agroecológica, com sustentabilidade, ofertando alimentação sadia e sustentável.

Legenda: Visita ao empreendimento pelo prefeito Elias do Sargento e pelo secretario municipal de agricultura, José Paulo.

Para o secretário municipal de agricultura de Jaguaruana-CE, a tendência da atividade avícola caipira é considerada de grande importância para o aumento da renda das famílias rurais e para a melhoria da qualidade alimentar do homem do campo.

Produção de galinha caipira no Brasil e no Ceará

O maior produtor de galinha caipira do Brasil é o Estado de Minas Gerais, conforme informação da AVAL (Associação Brasileira de Avicultura Alternativa). A produção nacional é de 123 mil toneladas/ano, gerando renda, principalmente, para o pequeno produtor agrícola familiar, sendo que 56% utilizam a atividade avícola como complemento de renda.

Legenda: Plantel de galinhas caipiras poedeiras da raça Novogem Dronw.

No Ceará, o município de General Sampaio, localizado no Vale do Curu, é conhecido como a “terra da galinha caipira”, tendo 12 galinhas caipiras, por habitante, de acordo com o IBGE. A galinha caipira, dependendo da região, é conhecida por caipira, carijó ou pé duro.