Barreira/CE: Ematerce conversa com agricultores para produção de frutas em área irrigada

3 de maio de 2023 - 10:29

Bruno Andrade - Assessor de comunicação

A Ematerce esteve em diálogo, nos dias 20 e 28 de abril, com a prefeita do município de Barreira/CE Maria Auxiliadora, com o Banco do Nordeste, um representante da empresa Britvic e outros 40 agricultores, onde foram discutidos projetos para o desenvolvimento da agricultura, principalmente as ações que envolvem perímetros irrigados.

Nizomar Falcão falando sobre como funciona o PIMP

O Banco do Nordeste realizou uma apresentação sobre as linhas de crédito disponíveis e que podem facilitar o acesso do agricultor a este importante fomento.

Na ocasião esteve presente o diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos, o agrônomo Targino Bonfim e o coordenador do Programa Irrigação na Minha Propriedade (PIMP), Nizomar Falcão, além da participação da Ematerce local e regional do Maciço de Baturité/CE.

Um dos acordos propostos pela empresa Ben-te-vi durante a reunião foi que nas áreas onde houvesse irrigação fosse destinado ao cultivo de acerola que já teria esta empresa como compradora de toda a produção. Além de se propor a comprar, para a safara deste ano, o pênduculo do caju dos produtores desta região, o que animou bastante os agricultores que estavam presentes na reunião. A prefeita já enviou para a Ematerce e SDA uma demanda de PIMP para a região

Itamar Lemos comenta como a Ematerce pode ajudar os agricultores.

“Agora a secretaria de agricultura e a Ematerce farão um levantamento para saber quais agricultores têm interesse em participar deste processo, tanto do caju como o da acerola, para que possamos fazer o levantamento das outorgas, pois só tem acesso ao PIMP quem tem outorga”, comentou o diretor.