Ematerce e Embrapa realizam reunião para o fortalecimento das parcerias e transferência de tecnologias

4 de maio de 2023 - 10:25

Bruno Andrade - Assessor de comunicação

A Ematerce participou, na tarde desta quarta-feira (3), de uma reunião na sede da Embrapa em Fortaleza/CE para tratar das parcerias entre as empresas em relação à transferência de tecnologia.

Na ocasião estiveram presentes o presidente da Ematerce, Inácio Mariano, o agrônomo da Ematerce Itamar Lemos; José Maia, assessor administrativo e financeiro; Targino Bonfin; Aline Teixeira (Chefe de transferência de tecnologia); Gustavo Saavedra (Chefe geral da Embrapa); Jordânia Gabriel (tecnóloga em irrigação da Ematerce); Vicente Ferreira, (assessoria especial da presidência da Ematerce); Fuad Nogueira, Agrônomo da Ematerce, Lucas Leite (Pesquisador embrapa); José Roberto Vieira (Chefe adjunto em pesquisa e desenvolvimento).

O objetivo da reunião foi fortalecer a parceria de longa data entre EMBRAPA e Ematerce, aproximar os pesquisadores da EMBRAPA e os extensionistas da Ematerce no processo de transferência de tecnologias.

O projeto de reestruturação e de transformação digital da Ematerce tem muita sinergia com ações e projetos da EMBRAPA em diversos temas-chave, tais como: assistência técnica personalizada, acompanhamento da performance de agricultores, atuação em rede (APLs e HUBs), implantação de sistemas produtivos sustentáveis (agroflorestais e agrosilvipastoris), recuperação de áreas degradadas, agricultura de baixo carbono, manejo e conservação do solo e da água, uso eficiente da água, a fim de promover o uso sustentável dos recursos naturais, a viabilidade econômica das unidades produtivas e o combate à fome e à pobreza no estado do Ceará.

“Pesquisa e Extensão elas andam juntas e quero parabenizar a Embrapa, essa grande empresa de pesquisa, referência não só no Brasil, mas no mundo todo. Uma das primeiras determinações que nós recebemos do governador Elmano e do nosso secretário Moisés é que a gente busque desenfreadamente por novas tecnologias, novas parcerias, novas inovações para gente levar para o homem do campo”, comentou o presidente da Ematerce, Inácio.

Foi discutida na reunião a elaboração de um Acordo de cooperação técnica em vários formatos de parcerias para capacitações em diversas cadeias produtivas do estado, com enfoque na cajucultura, projetos de pesquisas participativas e desenvolvimento do Centro de Inteligência territorial da Ematerce.