Amontada-CE: Ematerce e prefeitura promovem cursos para certificação orgânica de Mandallas

10 de maio de 2023 - 08:17

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Ematerce de Amontada-CE

Legenda: Da esquerda para a direita. Os técnicos Zilval Fonteles, Jocilene Pinheiro, Claudio Neto e Gilcivan Moreira, na abertura do curso.

A Ematerce e a Prefeitura Municipal de Amontada-CE, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca realizaram, nos dias 4 e 5 de maio de 2023, um curso para 15 produtores rurais familiares, possuidores de Mandallas, em suas unidades de produção.

O curso objetivou capacitar os agricultores familiares, para torná-los  produtores orgânicos, mediante a   Declaração de Orgânico por Controle Social, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os grupos de agricultores, com essa certificação, podem vender seus produtos, no mercado local, e aos programas governamentais (PAA) e Pnae), a preços, acima do valor de mercado, em até 30%.

Legenda: Uma das mandallas instalada pela SDA/Ematerce, em Amontada-CE.

Segundo informou o Engenheiro Agrônomo Zilval Fonteles, do Centro Gerencial da Ematerce, em Fortaleza-CE, o evento também foi ministrado pelos Engenheiros Agrônomos da empresa, Gilcivan Moreira e Jocilane Pinheiro, com duração de 16 horas/aulas. Ressalte-se que, na abertura do curso, esteve presente o secretário municipal de Agricultura, Médico Veterinário Cláudio Neto.

Projeto Madalla

Destaque-se que foi instituído pelo Governo do Ceará, em 2007, recebendo recursos financeiros do Fecop (Fundo Estadual de Combate à Pobreza), que destinou verbas para a construção de 958 mandallas. Para 2023, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) recebeu três milhões de reais para a implantação de 237 sistemas, que beneficiarão igual número de agricultores familiares, concedendo-lhes R$ 10.400,00 por unidade produtiva.

Legenda: Mandalla já em fase de produção.

Os recursos financeiros cobrirão as despesas da construção do reservatório, fundação dos canteiros, instalação de equipamentos de irrigação (microaspersão). Já a escolha dos beneficiados e a assistência técnica e extensão rural (Ater) são de responsabilidade da Ematerce, afirma o coordenador estadual do Projeto Mandalla, na DAS/Codaf (Coordenadoria do Desenvolvimento da Agricultura Familiar), Engenheiro Agrônomo José Ximenes.

Lembrou, ainda, Zilval que as famílias rurais, beneficiadas com o projeto plantam, nos canteiros de suas mandallas, culturas agrícolas, como: cebola, alface, tomate, cheiro verde, pimenta-de-cheiro, consorciados com peixe e galinha caipira poedeira e de corte. O Sistema Mandalla busca contribuir para o resgate da dignidade das famílias rurais, facilitando ações necessárias a melhor oportunidade de vida em seu habitat, produzindo alimentação orgânica contribuindo assim para a segurança alimentar das famílias rurais e de seus entornos.

Explicou o coordenador do projeto, José Ximenes que, por meio do trabalho, da educação, da alimentação e da renda, as pessoas podem, perfeitamente, viver e produzir, em suas terras, como seus antepassados, adequando-se à modernidade. Continuando, afirmou que uma pequena área possibilita o início de um sistema de organização produtivo familiar, a partir do próprio quintal da residência, como melhor maneira de atingir resultados compensatórios, para continuidade de cada processo, a custos mínimos, predispondo todos os integrantes da família, liderados pela figura matriarcal, a um processo crescente e educativo, ao início de uma ação de empreendedorismo familiar associativa e multiparticipativa, culminando com o envolvimento dos vizinhos.

A produção de grande parte dos itens, para satisfação das necessidades alimentares, no dia a dia, de uma família, composta por cinco pessoas, minimiza, substancialmente, os gastos, inerentes ao item alimentação, no orçamento familiar.