Salitre (CE): Ematerce e Secretaria Municipal de Agricultura promovem curso sobre apicultura

31 de maio de 2023 - 08:55

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Salitre-CE

Legenda: Aula prática sobre captura de enxames.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Salitre-CE promoveram, dos dias 23 a 26 de maio de 2023, uma capacitação em apicultura na localidade Sitio Bom Jardim.

Legenda: Abertura do curso de apicultura no Sítio Bom Jardim em Salitre-Ceará, com as presenças do Prefeito, Vice-Prefeito, Secretária de Agricultura, Presidente da Associação do Sítio Bom Jardim e do Gerente Regional da Ematerce do Cariri Oeste.

O evento foi ministrado pelo extensionista e especialista em apicultura da Ematerce, Chico Filho, do escritório de Mombaça-CE, com o apoio dos técnicos da Ematerce, Engenheiro, Agrônomo, Frederico Pontes Filho e do Agente Rural, Francisco Humberto, do escritório local da Ematerce.

Legenda: Instrutor Chico Filho (camisa azul) e demais participantes preparando-se para as aulas práticas.

Participaram do curso 14 produtores rurais familiares de várias comunidades do município. O evento constou de 32 horas/aulas, teóricas e práticas, enfocando os seguintes assuntos: importância econômica, social e ambiental da apicultura; instalação de apiário (planejamento, organização e controle); captura de enxames; divisão de enxames; manejo sanitário das colmeias (prevenção e controle de pragas); produção de cera alveolada; colheita de mel, pólen e própolis.