Viçosa do Ceará: Ematerce implanta 15 sistemas de produção do Projeto Mandalla

15 de junho de 2023 - 09:36

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório regional de Tianguá-CE

Legenda: Sistema de produção tipo Mandalla produzindo verduras em comunidade de Viçosa do Ceará.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce- posto avançado de Viçosa do Ceará-CE, implantou no município 15 Projetos Mandallas estando, a grande maioria, já em plena produção de cebolinha, cheiro verde, pepino japonês, alface e quiabo e a criação de pequenos animais. A piscicultura é explorada, aproveitando o tanque com água, com a criação de peixe, compondo, assim, o consórcio horta, aves e peixe.

Legenda: Mandalla em Viçosa do Ceará

A produção é vendida nas comunidades do entorno da propriedade e também, à população urbana através do sistema de entrega em domicílio. Conforme informação da responsável técnico, Dione Amaral, as famílias de agricultores familiares beneficiados pelo Projeto Mandalla em Viçosa do Ceará estão satisfeitos com a renda adicional proveniente da venda da produção dessa atividade.

Complementa o assessor técnico da Ematerce do regional da Ematerce, José Anselmo Cruz, que em Tianguá-CE já existem, em produção, 10 unidades de produção tipo Mandallas que também contribuem com o aumento da renda familiar dos pequenos produtores rurais beneficiados

Legenda: Técnico da Ematerce orientando ao produtor sobre o uso racional da água no sistema de produção Mandalla.

No Ceará, o Projeto Mandalla existe desde 2007 e já contemplou 958 produtores rurais familiares, com recursos financeiros do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) que, para 2023 já destinou R$ 3,0 milhões, para a implantação de mais 237 unidades produtivas. Os recursos são repassados pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a assistência técnica é realizada pela Ematerce, informou o coordenador estadual do Projeto Mandalla, na Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COAF), José Ximenes.

PRONAF A

A Ematerce de Viçosa do Ceará-CE participou de uma reunião no assentamento Aratanha, no dia 7 de junho, para falar sobre as políticas públicas dos governos Federal e estadual, voltadas para a agricultura familiar, dentre elas sobre as linhas de Crédito Rural, uma vez que todos os assentados do referido assentamento estão aptos ao Pronaf A, crédito exclusivo para eles pois, a taxa de juros é de apenas 0,5% ao ano, com carência de até 3 anos para começar a pagar, com prazo total de até 10 anos e ainda tem 42,857% de bônus no caso de adimplência.

Legenda: Técnicos da Ematerce de Viçosa do Ceará reúnem produtores rurais familiares para repassarem informações sobre o Pronaf A.

Na oportunidade, foram liberados quatro projetos Pronaf A elaborados pela Ematerce, com o valor de total de R$ 120.000,00, além de prospectar mais demandas para que os assentados acessem essa política pública de extrema importância para o desenvolvimento e fortalecimento da Agricultura Familiar do município.