Ematerce participa de Fórum sobre Agricultura Familiar em Teresina-PI

6 de julho de 2023 - 09:37

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Itamar Lemos

Legenda: Governador do Piauí, Rafael Fonteles participando da abertura da XXI Reunião do Fórum Eugênio Peixoto de Gestores da Agricultura Familiar do Nordeste.

Está acontecendo, no período de 5 a 7 de julho, em Teresina-PI, a XXI Reunião do Fórum Eugênio Peixoto e Gestores da Agricultura Familiar do Nordeste, enfocando o tema “Produção de Alimentos Saudáveis e Combate à Fome”. Participam do Fórum, todos os Secretários de Estado da Agricultura Familiar do Nordeste e órgãos que trabalham diretamente no atendimento a agricultores familiares, evidenciando-se a presença da Diretoria Executiva da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, Inácio Mariano (Presidente), Itamar Lemos (Diretor Técnico), José Maia (Diretor Administrativo e Financeiro) além dos assessores, Walmir Severo, José Vicente, Fuad Nogueira e Luzinete Mendonça. A comitiva mostra a importância que a Ematerce dá ao tema do evento e apoio prioritário ao agricultor familiar.

Legenda: Comitivas da SDA e Ematerce no Fórum, em Teresina-PI.

O evento está sendo promovido com apoios do Governo Federal, representação brasileira do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura- IICA, Governo do Estado do Piauí, Fórum de Gestores da Agricultura Familiar do Nordeste, Consorcio Nordeste e; Anater.

O Fórum foi aberto, no dia 5 de julho, quarta-feira, e contou com as presenças do Governador do Piauí, Rafael Fonteles; do Ministro do Desenvolvimento Social, Familiar e Combate à Fome, Wellington Dias; do Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; da Secretária-Executiva da Secretaria-geral da Presidência da República, Maria Fernanda Coelho; da Secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiavelli; do Secretário do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, Alexandre Lima; do Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz e da Secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, dentre outras autoridades. Falou na abertura, o governador do Piauí e o Coordenador do Fórum e Secretário do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, Alexandre Lima, sobre: “Produção de Alimentos Saudáveis e Combate à Fome”.

Legenda: Apresentação de painéis temáticos.

No dia 06, quinta-feira, o evento inicia os trabalhos com o painel, “Estratégias de Combate à Fome e Geração de Renda no Âmbito da Agricultura Familiar”, com experiências dos Estados da Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte. Continuando a programação, outro painel será apresentado, tratando sobre: “Papel, Desafios e Perspectivas dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e Crédito na Produção de Alimentos Saudáveis e Combate à Fome”. Os palestrantes serão: Loroana Santana, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater); Joacir Aquino, professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e; representante do Banco do Nordeste. As atividades do dia encerram-se com reuniões temáticas sobre: Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consorcio Nordeste; Movimento e Fórum de Mulheres do Nordeste; Órgãos Estadual de ATER, com participação da Ematerce; Órgãos Estaduais de Terra (Regularização Fundiária) e; Órgãos Estaduais de Inspeção Agropecuária.

No dia 07 de julho, sexta-feira, haverá um amplo debate sobre “Contribuições das Organizações, Movimentos Sociais, Agências e Organismos Internacionais de Cooperação de Alimentos Saudáveis e Combate à Fome”. O moderador desse painel será o Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz. Encerrando o Fórum, haverá a leitura da Carta de Teresina e um almoço onde será servido produtos da agricultura familiar.