Ematerce participa ativamente da Expocrato- 2023 com técnicos do Cariri

13 de julho de 2023 - 18:56

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Edilmo Gurgel

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará- Ematerce, está participando da 70ª Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados – Expocrato- 2023, que acontece, no período de 9 a 15 de julho, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, na cidade de Crato-CE, situada na região do Cariri cearense, a 550 quilômetros de Fortaleza -CE. A Expocrato-2023 é considerada um dos maiores eventos agropecuários do Nordeste e do Ceará. Em 2023, o evento está em sua septuagésima edição e desde os seus primórdios, a Ematerce vem colaborando com sua realização, com a montagem de estande próprio, apoio técnico e organizacional.

Legenda:Presidente da Ematerce, Inácio Mariano, visita estande da Empresa na Expocrato-2023.

Na expocrato-2023, a Ematerce está presente com todo o seu contingente técnico lotado nos três regionais do Cariri, por determinação da Diretoria Executiva da Empresa, Inácio Mariano (Presidente), Itamar Lemos (diretor Técnico) e José Maia (Diretor Administrativo e Financeiro), atendendo aos produtores familiares em seu escritório instalado no parque de exposições.

Legenda: Técnicos da Ematerce dos regionais de Brejo Santo-Ce e Crato-CE,,Carlos Alexandre, Francisca Tanna e Douenik Conrado, fazem palestra sobre Agroindústria.

O Corredor da Agricultura Familiar, espaço onde mais de 70 agricultores familiares, dos municípios do Cariri e de outras regiões do Estado (Itapiúna-CE e Monsenhor Tabosa-CE), apresentam e vendem produtos resultantes de produção própria, tais como: subprodutos do leite (queijo, doce e rapadura de leite), mel de abelha puro e com sabores e em diferentes apresentações; comidas típicas regionais; derivados da mandioca (farinha, puba, goma seca e molhada e sequilhos); frutas; verduras. No mesmo ambiente, existe uma feira mostrando o diversificado e rico artesanato do Cariri, produzido pelas famílias dos pequenos produtores rurais. Estão sendo vendidos artesanatos confeccionados com palhas de milho e bananeira, crochê, marcas, panos de pratos trabalhados, toalhas de mesas e de banho com acabamentos artesanais.

Legenda: Presidente da Ematerce,, Inácio Mariano, visitando Corredor da Agricultura Familiar na Expocrato-2023.

No estande da Ematerce/SDA/Governo do Estado, todos técnicos estão à disposição dos agricultores e também dos frequentadores da Expocrato-2023, com informações técnicas, elaborando e colhendo novas propostas para projetos agropecuários, distribuição de cartilhas técnicas sobre Apicultura, Agroindústrias e Produção Agroecológica.

Legenda: Presidente da Ematerce, Inácio Mariano, presidindo a abertura da série de palestras técnicas proferidas por técnicos da Empresa na Expocrato-2023.

Nove palestras técnicas estão sendo realizadas sobre assuntos importantes e de interesse dos agricultores familiares. No dia 10, o assunto foi Cadeia Produtiva de Hortaliças (Adonias Sobreira, Ematerce de Juazeiro do Norte-CE) e; Psicultura (Fernando Pablo Oliveira, Ematerce do Crato-CE); dia 11/07, Cultivo Protegido: Desafios e Oportunidades na Região do Cariri (Vitor Araújo, Ematerce Crato-CE)e; Apicultura (Guilherme Furtado, Ematerce Brejo Santo-CE); dia 12/07, Mecanização Agrícola para a Agricultura Familiar (Silvia Ferreira, Ematerce Centro Gerencial); dia 13/07, Boas Práticas de Fabricação nas Agroindústrias(Carlos Alexandre (Ematerce de Brejo Santo-CE, Francisca Tanna e Douenik Conrado, Ematerce Crato-CE) e Bovinocultura de Leite (Elinaldo Barreto, Ematerce de Campos Sales-CE); dia 14/07, Agroecologia (Francisco Porto e Ramon Feitosa, Ematerce do Crato-CE) e Projetos Mandallas (José Edson e Pedro Henrique – Ematerce).