“Quintal Produtivo” proporciona alta renda a produtor rural de Campos Sales-CE

19 de julho de 2023 - 08:05

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Ascom

Legenda: O produtor Josio Lima, no “Quintal Produtivo”, recebendo assistência dos técnicos da Ematerce, Gerlan Rodrigues e Pedro Luiz Soares.

Os escritórios Regional e Local da Ematerce de Campos Sales-CE têm como foco assistirem os pequenos produtores rurais familiares dos municípios de Campos Sales-CE, Assaré-CE e Salitre-CE, com assistência técnica aos diversos produtos cultivados por esse estrato de agropecuaristas. Campos Sales-CE é uma cidade que fica na microrregião da Chapada do Araripe, no sul do Ceará, divisa entre os estados do Piauí e Pernambuco, a aproximadamente 580 quilômetros de Fortaleza, tendo como principais fontes de rendas a agropecuária, o comércio e os setores de serviços.

Legenda: Técnicos da Ematerce, do escritório de Campos Sales-CE, em visita técnica ao “Quintal Produtivo” no sitio Baixa do Touro/Inharé.

É, nesse município, que está o Sítio Baixio do Touro/Inharé, com 45 hectares, de propriedade da família do agricultor Jósio Oliveira Lima, onde é explorado um “quintal produtivo”, em regime de agricultura familiar, numa área de um hectare, no qual é plantado hortaliças (alface de diversas variedades, berinjela, quiabo, coentro, cebolinha, couve, chuchu, tomate, rúcula, espinafre, alho- poró e outros) e frutas (banana, graviola, limão, maracujá, mamão, cajá). A venda da produção é realizada, em uma venda própria, no centro comercial de Campos Sales-CE, às segundas-feiras, durante a realização da feira livre municipal.

Sa

Legenda: Ponto de venda dos produtos do sítio Baixa do Touro/Inharé na cidade de Campos Sales -CE.

Segundo o produtor Josio Lima e confirmado pelos técnicos da Ematerce, Gerlan Rodrigues (Engenheiro Agrônomo) e Pedro Luiz Moura (Técnico em Agropecuária), responsáveis pelo atendimento técnico e creditício ao sítio Baixa do Touro/Inharé, a renda bruta mensal média, obtida, com a venda da produção, é de R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais). Já a renda líquida média mensal é de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Todos os produtos são orgânicos e são irrigados, por sistemas de microaspersão e gotejamento, eficientes e sem perdas de energia e água, graças à orientação técnica da Ematerce, finalizou o produtor.

O êxito, alcançado pelo agricultor e sua família (pai, filhos, irmãos e, eventualmente, a contratação de três trabalhadores avulsos), é devido  à organização da produção,da logística de venda e de muito trabalho dos envolvidos.