Adagri reconhece a importância da Ematerce nas campanhas de erradicação da febre aftosa

11 de agosto de 2023 - 12:01

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: arquivo da Ascom-Ematerce

Legenda:Técnico da Ematerce demonstrando técnicas de vacinação.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, foi um dos órgãos que recebeu o reconhecimento da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará – Adagri como empresa que desde 2003, contribuiu efetivamente para o Ceará atingir todas as metas e êxitos das campanhas de erradicação da febre aftosa em bovinos e bubalinos. Desde essa data, quando foi lançado o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa – Pnefa, que a Ematerce, durante dois meses em cada ano, tem dado especial atenção a essa iniciativa, colocando grande parte de sua força de trabalho, em todos os municípios do estado, à disposição desse programa.

Após muitos anos de intenso trabalho de assistência técnica e extensão rural, que envolveram ações de convencimento (utilizando vários de tipos de mídias -rádio, carros volantes, jornais, emissoras de televisão e também reuniões nas sedes municipais e nas comunidades rurais), sobre a importância da vacinação contra a febre aftosa para a saúde dos rebanhos de animais bovinos e bubalinos.

Hoje, por causa dessa dedicação das equipes técnicas da Ematerce e de outros órgãos que atuam junto ao setor primário, o estado do Ceará, saiu da classificação de Risco Desconhecido para a de Livre de Febre Aftosa com Vacinação. Atualmente, existe uma reivindicação junto à Organização Mundial de Saúde Animal- OMSA, solicitando que Estado receba a certificação internacional de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Com essa classificação os pecuaristas cearenses poderão vender, sem nenhuma restrição, os animais bovinos e seus subprodutos, para todos os estados brasileiros e para outros os países.

Legenda: Reuniões com pecuaristas foi um dos métodos usados pela Ematerce para incentivar o uso da vacina contra a febre aftosa.

Os rebanhos bovinos e bubalinos do Ceará, conforme informação do IBGE, é de 2,7 milhões de animais e atualmente, o índice de vacinação já alcançou a 91,81%, habilitando os Estados a conseguir o estágio máximo de certificação do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e da Organização Mundial de saúde Animal -OMSA.

Para que o Ceará alcançasse à classificação atual de Livre de Aftosa com vacinação em 2012, temos que reconhecer o irrestrito apoio do Governo do Estado, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário -SDA, da Adagri, da Ematerce, Secretarias Municipais de Agricultura, Aprece, Superintendência do Mapa no Ceará, Faec, Fetraece, Secretarias Municipais de Saúde, lideranças comunitárias e políticas e, especialmente, ao grande apoio dos criadores.