Ematerce e Prefeitura de Palmácia-CE promovem Dia de Campo sobre a cultura da banana

1 de setembro de 2023 - 08:07

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Palmácia-CE.

Legenda: Técnicos da Ematerce e autoridades na solenidade de abertura do Dia de Campo.

A Ematerce, escritório de Palmácia-CE, a Prefeitura de Palmácia-CE, através da Secretaria Municipal de Agricultura, com o apoio do Banco do Nordeste e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais realizaram, no dia 31 de agosto, no sítio Santo Antônio, de propriedade do agricultor familiar, César Silveira, um Dia de Campo Especial sobre a cultura da Banana. Do Evento participaram mais de 50 produtores rurais, técnicos, autoridades da região e pessoas interessadas na bananicultura.

Legenda: Participantes do Dia de Campo visitam campo de plantio de banana e recebem informações técnicas dos técnicos da Ematerce.

A programação do Dia de Campo constou da palestra proferida pelo Engenheiro Agrônomo da Ematerce, escritório regional de Baturité-CE, Levi Ferreira enfocando o tema: “Aspectos Técnicos da Cultura da Banana no município de Palmácia-CE”, presenças de alguns agentes de desenvolvimentos do BNB de Baturité-CE, tirando dúvidas sobre as linhas de créditos agrícolas ofertadas pelo Banco. Finalizando a programação houve uma visita ao plantio de banana, na fazenda Santo Antônio, do agricultor familiar, César Silveira.

Legenda: Público participante do Dia de Campo.

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – Unilab- Redenção -CE, prestigiou o evento com a participação do professor do curso de agronomia, Francisco Nildo da Silva, pelo gerente do BNB, Marcos Reis e também, o Secretário de Agricultura de Palmácia-CE, Ibernon Andrade.

Cultura da Banana em Palmácia-CE

Em Palmácia-CE existem 130 agricultores familiares produtores de banana, com plantio em cerca de 850 hectares, das variedades: prata (85%), pacovan (8%) e outras com 2% da produção. A produtividade média obtida é de 5.500 quilos/hectare/ano. A produção é vendida para as minifábricas (agroindústrias) de processamento (doces, banana-passa, banana chip, compotas e outros subprodutos). A venda da produção é realizada, principalmente, na Central de Abastecimento de Fortaleza,  à Prefeitura de Palmácia-CE (merenda escolar) e  ao comercio da região do Maciço de Baturité.