Ematerce realiza 130ª Reunião do Conselho de Gestão e analisa pauta com FAPECE

26 de setembro de 2023 - 13:41 # # # # #

Jornalista Valéria Barbosa valeria.ferreira@ematerce.ce.gov.br Fotos: Valéria Barbosa

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará-Ematerce – realizou a 130ª Reunião do Conselho de Gestão, sob a presidência do secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, com a participação de dez conselheiros, representando várias entidades federais e estaduais do segmento econômico agropecuário do Estado. O encontro aconteceu nesta segunda – feira, 25.09.2023, pela manhã, no auditório da sede da Gerência Estadual da Ematerce, em Fortaleza.

Para a apresentação da pauta com os assuntos relacionados aos serviços no campo e do quadro geral da Fundação Assistencial e Previdenciária da Ematerce – FAPECE – o presidente da Ematerce, Inácio Mariano da Costa fez as primeiras colocações gerais, sobre o andamento das negociações entre empresa, governo estadual e fundação. Os dois representantes da entidade previdenciária, o presidente do conselho deliberativo, Cláudio Matoso e o diretor de seguridade, Francisco de Assis Souza traçaram um amplo diagnóstico, tratando dos investimentos, patrimônio, informações previdenciárias, despesas, tributos além de outros itens.

Participaram das discussões os seguintes conselheiros: presidente da Ematerce, Inácio Mariano da Costa; representando o governo estadual, Gil Felipe de Medeiros, Francisco Carlos Moraes, Cícero Emerson de Oliveiras e Agostinho Carmo Gomes; da Associação dos Servidores da Ematerce – Assema, Eduardo Ferreira dos Santos; da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará – FETRAECE, Raimundo Martins Pereira; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, Francisco Eduardo de Lima Junior; da Universidade Federal do Estado Ceará – UFC, Sônia Maria Pinheiro de Oliveira e do Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA-CE, José Wilson Gonçalves.

O secretário Moisés Braz falou que este foi um excelente momento para uma abordagem sobre o Plano da FAPECE, “um debate profundo para os entendimentos que teremos que trabalhar, com perspectivas, que não tenhamos mais custos, nem para a empresa, nem para os beneficiários, nem para o Estado, promovendo uma análise interna, consubstanciada de dados para a elaboração de uma proposta.”

 

Disse ainda sobre o andamento dos trabalhos da Pasta, quanto ao prognóstico do período de chuva para o ano de 2024, com reunião prevista para o próximo dia 25 de outubro, envolvendo a Ematerce, Secretaria da Defesa Civil e todas as Prefeituras. Esta será direcionada para um balanço sobre Programa Garantia Safra, Hora de Plantar, Programa Fome Zero, alinhando informações sobre convocação de pessoal para a distribuição de sementes, cadastro de produtores da agricultura familiar para o fornecimento de produtos para o Ceará Sem Fome, tanto para as cozinhas como para os restaurantes do interior.

Ficou acordado entre o secretário Moisés Braz e o presidente da Ematerce, Inácio Mariano, para a empresa e a Secretaria de Recursos Hídricos fazerem um mapeamento para novos poços das propriedades rurais engajadas em programas da agricultura familiar, bem como a revisão dos 2.572 que necessitam de reinstalação. Também ficaram agendadas os próximos encontros para o dia 24 de outubro e 30 de novembro.