Ematerce proporciona estágios supervisionados para estudantes dos níveis médio e superior

17 de outubro de 2023 - 09:02

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Foto: Germano Monteiro

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) desenvolve uma ação de integração com as Universidades Federal e Estadual, Instituto Federal de Formação Tecnológica (IFCE), e secretarias Estadual e Municipais de Educação, para implantar um projeto de Estágios Supervisionados. São ofertadas oportunidades aos estudantes de níveis médio e superior, para prática de seus aprendizados, junto ao público atendido pela ATER, com supervisão de empregados da Ematerce, formados em suas áreas específicas.

Em 2023, essa ação foi ratificada e reforçada pelos dirigentes da Empresa, com a reformulação de alguns aspectos operacionais e administrativos e a formação de um Grupo de Trabalho, envolvendo a Diretoria Executiva, Procuradoria Jurídica, (represetado pelo advogado João Pedro), Núcleo de Gestão de Pessoas (engenheiro agrônomo José Leitão), Núcleo de Registro Funcionais (Walmir Pessoa) e Grupo de Formação da Geate (engenheiro agrônomo e pedagogo Antônio Gomes Vieira Júnior), ficando com esse último a coordenação geral.

A ação do Estágio Supervisionado vem a proporcionar: maior visibilidade da empresa na formação de estudantes dos níveis médio e superior, promovendo a Ematerce não apenas como um órgão de prestação de assistência técnica e extensão rural, mas, também, de viés educacional; o fortalecimento da articulação institucional, haja vista o envolvimento de parceiros como Secretaria Estadual de Educação, universidades, escolas estaduais e municipais e institutos federais de formação tecnológica, dentre outros. A iniciativa representa um desafio para a empresa, considerando-se a atuação de vários setores e a necessidade de uma forte integração, o que acaba por estimular criatividade e desempenho.

Atualmente, a ação da Ematerce com os estágios acontece em 26 municípios, com 71 estagiários em 13 Regionais e oito formações técnicas e administrativas.