Ematerce divulga a importância do uso de bioinsumos no controle biológico de pragas

23 de outubro de 2023 - 08:25

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Juazeiro do Norte-CE

Legenda::Participantes do II Encontro Integrado de Iniciação Cientifica – II Encifat.

A Ematerce – Juazeiro do Norte-CE, participou do II Encontro integrado de Iniciação Científica – II ENCIFAT, realizado pela Faculdade de Tecnologia do Cariri – FATEC-Cariri. Representaram a Ematerce o extensionista, Ramon Costa Feitosa e os estagiários Ciene Alves Figueiredo e Cláudio Henrique Linhares de Menezes, discentes da Escola Estadual Profissionalizante Napoleão Neves da Luz, Jardim-CE. Na ocasião, o Engenheiro Agrônomo Ramon Costa Feitosa, técnico da Ematerce colaborou com o evento participando como examinador de trabalhos na modalidade pôster e em seguida, ministrando um minicurso sobre: “Uso de bioinsumos na produção agrícola”.

Legenda: O técnico da Ematerce,escritório de Juazeiro do Norte-CE, Ramon Feitosa, falando sobre bioinsumos.

Os bioinsumos são temas bastante discutidos na atualidade, principalmente sobre seus potenciais de usos e eficiência na promoção da agricultura sustentável, além de ser uma tecnologia segura, acessível e de fácil aplicação. Por definição podem ser produtos, processos ou tecnologias, oriundos de organismos vivos ou de seus processos de transformação, que interfiram positivamente na produção animal ou vegetal, em todas as suas fases de produção. Para alguns estudiosos sobre o assunto, os bioinsumos podem ser considerados a nova fronteira agrícola. Pois a diversidade de bioativos da flora e da fauna nacional tende a possibilidades infinitas de interações quando combinados. O que tem levado a excelentes resultados no aumento da produção e da produtividade nas áreas de cultivo agrícola, onde se vem fazendo o uso desta nova tecnologia, principalmente, no manejo da nutrição e fertilidade do solo e/ou no controle biológico de pragas e doenças.