Capacitação em cultivo de mandioca fortalece a agricultura familiar em Jati

14 de novembro de 2023 - 11:09

Jornalista: Samuel Linhares

Nos dias 07 e 08 de novembro, o município de Jati foi palco de uma capacitação crucial para o fortalecimento da agricultura local. A Escola Municipal Prof. Maria Nubia Vieira Novais sediou o evento, que contou com a participação ativa de cerca de 40 agricultores familiares, além de técnicos da Ematerce Brejo Santo e da Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura Municipal de Jati.

A iniciativa, fruto de uma parceria estratégica entre a Ematerce e a Secretaria Municipal de Agricultura, teve como foco a cultura da mandioca, um dos pilares da produção agrícola na região. O curso proporcionou uma plataforma para a troca de conhecimentos e o aprimoramento das práticas agrícolas, destacando-se como um passo crucial para impulsionar o setor.

O evento contou com a expertise de dois profissionais renomados na área: o Eng. Agrônomo, D.Sc. em Engenharia Agrícola, Guilherme de Freitas Furtado, e o Tecnólogo em Irrigação e Eng. Agrônomo Jose Édson Gomes Filho, que compartilharam suas experiências e conhecimentos com os participantes.

Entre os principais objetivos da capacitação, destacou-se a discussão sobre novas tecnologias aplicadas ao cultivo da mandioca, a identificação de cultivares mais adaptadas à região e o estímulo ao aumento das áreas produtivas. Além disso, houve um enfoque especial no incremento da produtividade, na geração de renda no setor agrícola e no planejamento estratégico para a implantação de dois campos experimentais.

A proposta de estabelecer campos experimentais visa selecionar novas cultivares mais produtivas e adaptadas à região, reforçando o compromisso com a inovação e a sustentabilidade na agricultura local.

O sucesso da capacitação evidenciou o engajamento da comunidade agrícola de Jati em busca de melhores práticas e tecnologias para impulsionar a produção de mandioca, consolidando-se como um passo significativo para o desenvolvimento econômico e social da região. A Ematerce e a Secretaria Municipal de Agricultura reiteram seu compromisso contínuo em apoiar os agricultores locais e promover o crescimento sustentável do setor agrícola em Jati.