Ematerce e FIDA realizam reunião para nova etapa do Projeto Paulo Freire II

15 de janeiro de 2024 - 14:16 # # # # #

Jornalista Valéria Barbosa Fotos: Germano Monteiro

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ematerce dá início ao exercício de 2024 com ênfase em projetos inovadores, já na segunda semana do mês de janeiro. Um encontro reuniu a Câmara Técnica do Plano Municipal de Preparação para a Convivência com o Semiárido, que teve como tema a Experiência de Construção Coletiva e Gestão Proativa Compartilhada, no contexto das Mudanças Climáticas.

Neste trabalho, a programação para o primeiro semestre de 2024, em andamento inclui 34 municípios, divididos em três blocos, respectivamente, de 07, 09 e 18, com o início dos trabalhos em 16, desde 2015, e no ano de 2022, começou no restante dos municípios. As informações básicas da pesquisa efetuada nas áreas pilotos dos sete primeiros estão com eixo central na soberania alimentar, com foco na agroecologia, segurança hídrica e sustentabilidade ambiental. São ele: Piquet Carneiro, Quixeramobim, Campos Sales, Salitre, Sobral, Irauçuba e Tauá.

As duas reuniões aconteceram no auditório da sede estadual da Ematerce, coordenadas pelo presidente da empresa, Inácio Mariano da Costa. No dia 10, à tarde, com as presenças dos secretários executivo e executivo do fomento produtivo e agroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Marcos Jacinto de Sousa e Pedro Ferreira de Oliveira Neto, ocorreu a segunda, com a participação de especialistas e assessores de assistência técnica e extensão rural-ATER-, as discussões foram sobre o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA.

Na ocasião o presidente Inácio Mariano fez o destaque para “o envolvimento maior, que a partir destes últimos contatos, a empresa terá com o FIDA e a execução do Projeto Paulo Freire II.” Informou que em 2024, ao completar 70 anos, como entidade pública, e com a reestruturação pela qual passa, técnicos e produtores rurais serão todos beneficiados com o sistema digital, colhendo dados e propagando novas tecnologias, agilizando o trabalho no campo e a obtenção dos resultados.

O secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, explicou que a reunião faz parte da missão conjunta do FIDA e do governo estadual para a elaboração do desenho do Projeto Paulo Freire II. Esclareceu: “como o Projeto tem um componente forte de ATER o diálogo com a Ematerce vem firmar a sua participação pela expertise nesta área, com o seu olhar para as inovações, agora utilizando os seus novos aplicativos de ATER, para dentro do Projeto.”

Disse ainda que o Paulo Freire I trabalhou com 31 municípios e o II vai contemplar 74, em cinco regiões do Estado. “Ao todo serão 129 milhões de euros ( cento e vinte e nove milhões de euros) para investimentos em seis anos, beneficiando 52 mil famílias. Os recursos são oriundo da Agência Espanhola de Cooperação para o Desenvolvimento – AECID, financiamento, (92 milhões); do FIDA ( 8 milhões); de contrapartida do governo estadual ( 25 milhões) e de doação do AECID ( 4 milhões).”