Ematerce entrega 5,0 toneladas de sementes selecionadas em Cariré-CE

31 de janeiro de 2024 - 10:01

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Foto: escritório da Ematerce de Cariré-CE

Agricultores familiares recebendo sementes selecionadas do programa Hora de Plantar em Cariré-CE

O escritório local de Cariré-CE, no mês de janeiro de 2024, realizou a distribuição de cinco toneladas de sementes selecionadas de milho variedade, milho híbrido, feijão e sorgo para todos os agricultores inscritos no programa Hora de Plantar, naquele município. A iniciativa contou com a participação da Secretaria Municipal de Agricultura e do Sindicato dos Trabalhadores e |Trabalhadoras Rurais e de todos os técnicos da Ematerce lotados naquele escritório.

O programa Hora de Plantar é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário- SDA e executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará- Ematerce e objetiva a distribuição de sementes selecionadas e mudas de qualidade superior que venham contribuir para o aumento da produção e da produtividade, das unidades agrícolas familiares de todas as regiões.

O Governo do Estado, investiu na 37ª edição do programa Hora de Plantar, safra 2023/2024, recursos no montante de R$ 26,7 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Combate a Pobreza – Fecop, para atender a 150 mil pequenos produtores rurais familiares, com a aquisição e distribuição de 2.000 toneladas de milho híbrido, 500 toneladas de milho variedade, 200 toneladas de feijão, 500 mil unidades de mudas de cajueiro anão, 180 toneladas de sorgo forrageiros, acrescentando, ainda, mudas de essências florestais (aroeira e sabiá). Os suportes forrageiros foram contemplados com 5.000 metros cúbicos de manivas, 2,5 milhões de unidades de palma forrageira e 180 toneladas de sorgo forrageiro.

A Ematerce, além de ser responsável pela distribuição das sementes, orienta os agricultores sobre técnicas de plantio, tratos culturais e finalizando o processo com a comercialização.