Ematerce celebra 70 anos impulsionando o desenvolvimento agrícola e rural no Ceará

16 de fevereiro de 2024 - 11:17 # #

Samuel Linhares - Coordenador de Comunicação da Ematerce

 

Fundada em 16 de fevereiro de 1954, como Serviço de Extensão Rural do Ceará recebeu, inicialmente, a denominação de Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural (Ancar). Naquele ano, os trabalhos de campo começaram pelos municípios de Maranguape, Redenção e Quixadá. Em 1976, o Governo do Estado criou, com a aprovação da Lei 10.029, de 6 de julho daquele ano, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), um órgão público, de direito privado, sem fins lucrativos, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário do estado do Ceará (SDA).

Após 70 anos, a Ematerce preserva como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da agropecuária. Para tanto, se utiliza de processos educativos na construção de conhecimentos pelos extensionistas, agricultores e suas organizações, que assegurem a geração de emprego e renda no meio rural.

A Empresa tem desempenhado um papel fundamental na transformação do cenário agrícola, promovendo práticas sustentáveis e oferecendo assistência técnica especializada aos agricultores cearenses.

Ao longo de sete décadas, a Ematerce construiu uma sólida reputação como uma instituição comprometida com a promoção da agricultura familiar e o fortalecimento das comunidades rurais. Seu trabalho abrange desde a orientação técnica sobre cultivos e criação de animais até a implementação de projetos inovadores que impulsionam a produtividade e a sustentabilidade.

O aniversário de 70 anos é um marco significativo para a Ematerce, destacando sua resiliência, dedicação e impacto na vida dos agricultores cearenses. Durante esse tempo, a instituição enfrentou desafios variados, adaptando-se continuamente às mudanças nas demandas agrícolas e às condições ambientais.