Ematerce e PROSPERA realizarão oito “Dias de Campos” de milho em todas as regiões do Ceará

17 de junho de 2024 - 10:06

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: PROSPERA

Os técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, escritórios locais e regionais de Limoeiro do Norte-CE e de Jaguaribe-CE, e a equipe técnica do Centro Gerencial, composta por Itamar Lemos (Diretor Técnico), Josualdo Justino e Valdir Silva participaram de um “Dia de Campo” sobre a cultura do milho, no dia 13 de junho, na fazenda Bom Jardim, em Morada Nova-CE.

O “Dia de Campo” faz parte de um trabalho de divulgação, pelo grupo PROSPERA, dos resultados dos plantios de algumas cultivares de milhos transgênicos, em oito propriedades rurais de diversas regiões do Ceará. Os eventos têm por finalidade testar, em campo, as diversas cultivares de milho e mostrar para o público interessado os comportamentos vegetativos e produtivos de cada cultivar da cultura. Cada unidade demonstrativa é de 1,0 hectare e consta da seguinte temática: testemunha sem adubação; adubação de fundação; e com adubação completa.

Os “Dias de Campo” acontecerão durante o ano de 2024, nas seguintes localidades: Barbalha-CE, no sítio Malhada; Baturité-CE, no sítio Açudinho; Brejo Santo-CE, no sítio Poço; Iguatu-CE, no sítio Itans; Mauriti-CE, no sítio Palestina; Milhã-CE, no sítio Fazenda Nova; Missão Velha-CE, no sítio Arraial do Meio; Morada Nova-CE (evento ocorrido no dia 13 de junho), no sítio Bom Jardim; Quixeramobim-CE, na fazenda Cangati; e finalmente, em Tianguá-CE, na Fazenda do Córrego.

Todos os eventos acontecerão em parceria com a Ematerce. No dia 13 de junho, aconteceu o “Dia de Campo” na fazenda Bom Jardim, em Morada Nova-CE, onde constatou-se uma produtividade média das cultivares de 140 sacos, com 60 quilos cada, considerada muito boa.