Brejo Santo-CE: Ematerce orienta hortaliças hidropônicas em propriedade familiar

15 de julho de 2024 - 11:42

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Milagres-CE

Legenda: Técnico da Ematerce- escritório de Milagres-CE, Tuíliu Melo e o proprietário do sitio Pau Branco/Pitambeira, João Italo.

O escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará- Ematerce, escritório local de Milagres-CE, implantou no sítio Pau Branco/Pitombeira, Município de Brejo Santo-CE, de propriedade do Técnico em Agropecuária e Agrônomo, João Ítalo e família, 30 bancadas com plantio de hortaliças hidropônicas (coentro e alface), numa área de 800 metros quadrados, dos 0,8 hectare do total da propriedade familiar. Toda a produção é vendida no entorno da comunidade e principalmente no comércio de Brejo Santo-CE e cidades vizinhas, atendendo a demanda dos supermercados, mercado municipal e consumidores diversos.

Legenda: Bancadas com plantio de hortaliças hidropônicas (coentro e alface).

Informa o técnico da Ematerce de Milgares-CE, Duíliu Melo que: o projeto foi iniciado em agosto de 2019 com somente três bancadas, quando foi realizada a primeira colheita, em dezembro do mesmo ano. Hoje, conta com 30 bancadas e cuja ampliação contou com o financiamento através Agro Amigo do Banco do Nordeste. Em 2023, a iniciativa foi contemplada com o projeto São José Jovem, do Governo do Estado do Ceará, objetivando a instalação de placas fotovoltaicas, visando a diminuição dos custos com energia elétrica e consequente melhoria na receita. Em 2024, o projeto teve sua execução concluída, finalizou Duíliu Melo.

O que é a hidroponia

“A hidroponia é um sistema de cultivo que permite que as plantas cresçam em uma solução de água com nutrientes, ou seja, sem da terra. Além disso, a água utilizada pode ser recuperada e reciclada e os nutrientes podem ser obtidos de diversas fontes, inclusive a partir de excrementos de peixes (técnica conhecida como aquaponia).

O cultivo de plantas na água sem a necessidade de terra não é algo novo. As primeiras menções nesse sentido aparecem em uma obra de Francis Bacon publicada postumamente (1627), Sylva Sylvarium. No final do século XIX, dois botânicos alemães (Julius von Sachs e Wilhelm Knop) descreveram a lista de elementos que a solução para nutrir as plantas devia conter. Desde então é uma forma habitual de cultivo em laboratórios, mas nos últimos anos a hidroponia ganhou relevância como forma de produzir alimentos com um maior rendimento e um menor uso de terreno, de água e de energia”. (Google/Iberdola).