Técnicos da Ematerce/SDA e Idace participam de Seminário em Mossoró-RN

26 de agosto de 2024 - 10:38

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Ascom-Ematerce

Técnicos da Ematerce, SDA e Idace, participaram do Seminário Regional Nordeste sobre Máquinas e Equipamentos para a Agricultura Familiar, acontecido no período de 21 a 23 de agosto, em Mossoró-RN, quando conheceram máquinas e equipamentos agrícolas desenvolvidas pela China e pela Embrapa. Representando a Ematerce foram o Presidente Inácio Mariano, Diretor Técnico Itamar Lemos, os técnicos Cláudio Matoso, Sílvia Ferreira, Josualdo Justino, Renan Saraiva e Sérgio Lima. O evento aconteceu na Universidade Federal Rural do Semiárido do Rio Grande do Norte- UFERSA, em Mossoró e as apresentações práticas das maquinas e equipamentos foram na cidade de Apodi-RN, no campus avançado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte- IFRN. Técnicos da Paraíba também participaram da excursão e dos debates técnicos.

Constaram na programação do Seminário, vários temas tais como: Programa Mais Alimento e a Proposta da Plataforma Digital de Máquinas e Equipamentos Agrícolas; Aspectos Gerais e Políticos da Mecanização da Agricultura Familiar na Região Nordeste; Oportunidades, Demandas e Experiências de Pesquisa, Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Máquinas e Equipamentos para a Agricultura Familiar, Panorama Geral da Agricultura Familiar, Produtos Predominantes e Mecanização na Região Nordeste. Os painéis foram apresentados pelos representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, das Organizações da Agricultura Familiar e das Indústrias de Máquinas e representantes do Instituto de Ciência e Tecnologia- ICT. Grupos de Trabalhos foram formados com os integrantes do evento, com posterior apresentação dos trabalhos temas dos grupos e debates.

Debates sobre financiamento para empresas e ICTs, de projetos de pesquisa e desenvolvimento de máquinas e equipamentos para a agricultura familiar, pelos agentes bancários oficiais (BNDES, BNB e BB) e pelo FINEP (Financiador de Estudos e Projetos), do Ministério de Ciências e Tecnologias.

Finalizando as atividades do Seminário, houve uma visita técnica às instalações do compus avançado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Apodi-RN, para demonstração das máquinas e equipamentos desenvolvimentos para utilização na agricultura familiar.