Primeira-Dama do CE Lia Freitas e Ematerce definem novas etapas do Programa Ceará Sem Fome
3 de setembro de 2024 - 10:24 #cozinhas solidárias #Primeira- Dama Lia Freitas #Programa Ceará Sem Fome
Jornalista Valéria Barbosa Ascom - Ematerce valeria.ferreira@ematerce.ce.gov.br Fotos: Germano Monteiro
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ematerce realizou um encontro com a diretoria, gerência estadual e a equipe técnica do interior, por videoconferência, com a Primeira – Dama do Estado do Ceará, Lia Freitas, nesta segunda-feira, 02 de setembro, pela manhã, quando foi tratado o andamento do Programa Ceará Sem Fome, segmento das cozinhas solidárias, na produção de quentinhas, para a distribuição às famílias carentes.
O presidente da Ematerce, Inácio Mariano, ao dar as boas-vindas, relatou sobre as atribuições executadas desde o último encontro, no dia 25 de junho, o fluxo de acordo com o cronograma estabelecido de visitas, orientações e relatórios das unidades já estabelecidas. Informou que “o Programa é uma prioridade do Governo e que a empresa o encara da mesma forma, pois tem a ver, também, com produção agrícola, pecuária e melhoria da renda dos produtores.”
O diretor administrativo-financeiro, José Maia, comungando o mesmo pensamento disse que “o Programa Ceará Sem Fome vai além de matar a fome, mas trata de um serviço de pessoas encarregadas pela elaboração das quentinhas, de cidadania e por isso apostamos muito neste compromisso.” As gerências regionais e locais participaram com perguntas para a resolução de impasses e que logo foram dissipados. A Primeira-Dama, Lia Freitas, ressaltou e elogiou o trabalho realizado pela equipe de campo da Ematerce na rapidez das visitas a 475 cozinhas em três dias, com a elaboração de documentos bem detalhados a respeito do que é necessário para o encaminhamento de novas etapas.
Na ocasião, dados foram apresentados por Lia Freitas: “estamos hoje com 104 municípios participando, recebendo todo o apoio dos técnicos da Ematerce, engrandecendo mais e mais a agricultura familiar. Desde 2023 estamos investindo direto no combate à fome e já levamos nossa experiência para alguns estados do Nordeste. No Ceará, implementamos outras ações, que vão mais além do que acabar com a fome. Temos também a saúde e nutrição; a agricultura familiar; a segurança alimentar e a valorização da economia local.”
Complementou: “ foram selecionadas 24 Unidades Gerenciadoras responsáveis para administrar até 1.298 cozinhas, atingindo uma meta de 100 mil refeições por dia em todo o Ceará, com a participação de vários órgãos públicos, ONG’s e entidades civis, dentre eles a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA e a Ematerce. Agora vamos para uma segunda etapa com a aplicação de questionários sobre os equipamentos e a situação das instalações, em vigência.”